Dia 207 – Apocalipse 19 – 29. Armagedom; Juízo Final; Milênio; Nova Jerusalém.

22 de Julho de 2019

Hoje é um dia festivo, o dia em que concluímos nosso projeto de leitura; foram 200 dias em que tivemos a oportunidade de ler e estudar um pouco das Sagradas Escrituras; a confecção desse diário era um desejo antigo, por vezes almejado, mas nunca colocado em prática.

O diário, no entanto, não encerra aqui, conforme o segundo semestre de 2019 se inicia, pretendo revisitar a leitura de alguns dias e, sempre que possível, melhorar ou acrescentar algo novo ao texto. A ideia permanece a mesma, apontamentos sobre a minha pesquisa sobre a Bíblia; sem mais delongas, sigamos ao fim dos tempos.

O assunto que abordaremos hoje também divide opiniões; a questão do milênio. Após a queda da Grande Babilônia, vemos um louvor por Deus ter vingado o sangue dos Justos (Ap 19.2); João vê então o céu aberto e Jesus em um cavalo branco que vem com seu exército para a batalha do Armagedom (vs 11.

João nos relata que viu a Besta e o Falso profeta serem derrotado e lançados vivos no lago de Fogo e enxofre; os demais, aqueles que militam contra Deus, são mortos e finalmente derrotados (Ap 19. 19-21).

Essa batalha tem sido por alguns entendida como um combate literal, por outros simboliza apenas algo que se cumpre com âmbito espiritual. Entramos assim na questão do Milênio.

O texto nos diz que o diabo é trancado no abismo por um período de mil anos (Ap 20.3), durante esse tempo, Cristo reina com o povo da Terra e após esse período, o inimigo é novamente solto e tenta um levante conta o Senhor (vs 7-8).

O diabo é finalmente derrotado e João vê trono do Juízo final; ali, todos os que já morreram comparecem diante de Deus e são julgados por suas obras; aqueles que não foram achados no Livro da Vida serão lançados no Lago de fogo (Ap 20. 11-15).

Dentro das muitas correntes de interpretação, temos os que creem que esse milênio não deve ser lido de forma literal, outros pensam que sim, de fato Jesus reinará nessa Terra por mil anos.

A escatologia é um assunto valioso, merece um atenção especial, no entanto, não é nosso foco no momento; Deixamos aqui a nota para futuros estudos.

João diz ter visto a Cidade Santa; e nos visa que nessa nova época, Deus limpará todas as lágrimas dos olhos; esse será o descanso final dos Justos e santos.

O restante do capítulo 21 e do 22 descrevem a grandiosidade da cidade santa; podemos ler suas dimensões colossais em Apocalipse 22. 16; a cidade seria um grande cubo de 2.200 Km, alguns estudiosos calcularam que apenas 25% desse volume já bastariam para acomodar 20 bilhões de pessoas, quase três vezes a população atual da Terra.

O livro encerra-se com afirmações da veracidade das suas palavras (Ap 22.6) e um aviso final; Aqueles que alterarem o seu conteúdo, sofreriam as pragas de Deus (vs 18.19)

Adriel M
Enviado por Adriel M em 22/07/2019
Código do texto: T6701700
Classificação de conteúdo: seguro