Dia 199 – 1ª João 3 – 5. Não viver em pecado; Viver em amor; Provar os espíritos; Água e Sangue.

14 de Julho de 2019

O texto da carta de João continua, agora ele nos apresenta uma demonstração do amor de Deus; Deus nos ama tanto que concedeu a nós a graça de sermos chamados de seus filhos; por esse motivo o mundo não nos compreende, pois nunca conheceram a Deus (1Jo 3.1).

João não teme em ser redundante, em sua luta contra a heresia do Gnosticismos ele reitera que aquele que pratica pecado é do diabo (vs 8); o cristão verdadeiro não pode viver na prática do pecado, antes precisa viver na prática do amor.

Qualquer uma que diz amar a Deus e odeia seu irmão é mentiroso; devemos pois amar as pessoas em ações (vs 18) não meramente em palavras; o cristão não pode guardar mágoas em seu coração e nem se permitir odiar a ninguém, pois, aquele que odeia seu irmão é na prática um homicida (vs 15).

Nisto conhecemos o amor: Que Jesus deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a nossa vida pelos irmãos (1Jo 3.16).

João volta então a falar dos falsos profetas, algo que naquela época era uma dos principais problemas da igreja (e quando não foi?); ele nos afirma que não podemos crer em todo espírito, apenas o Espírito Santo e seus enviados merecem créditos, e como saber se algo vem dele? É preciso que ele admita que Jesus veio em carne (1Jo 4.1).

Aqui João luta novamente contra o Gnosticismo, e deixa-nos bem claro que negar que Jesus é o filho de Deus, ou seu nascimento humano é uma heresia mortal (vs 15)

Caímos então em alguns versículos complicados para nós; por certo eram fáceis de se compreender no contexto dos leitores, mas nós, muitas vezes tornam-se nebulosos; refiro-me a 1Jo 5.6-8 que apresentamos a seguir:

Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só por água, mas por água e por sangue. E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade. Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um. E três são os que testificam na terra: o Espírito, e a água e o sangue; e estes três concordam num. (1Jo 5.6-8)

Não vamos aqui fazer uma grande exposição desses versos, antes buscaremos ser o mais sucintos possíveis. Ha aqui três elementos que testemunham na terra e três que testemunham no céu, comecemos pelo céu: “o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um”; Aqui temos uma demonstração da trindade, Pai, Espírito Santo e Jesus; Jesus é aqui apresentado como “a palavra”, essa é a mesma designação usada no primeiro verso do Evangelho de João, a palavra grega λόγος – lógos, que melhor seria traduzida como verbo.

Quem seria então a água e o sangue? No verso 3, lemos que Jesus é aquele que veio pela água e pelo sangue; João aqui combate a heresia de que “o Cristo” era uma entidade que apossou-se de Jesus na hora do batismo e o abandonou na cruz.

O gnóstico Querinto, por exemplo, que viveu na mesma época de João, ensinava que o Cristo espiritual, sobrenatural, entrou em forma de pomba no ser humano Jesus por ocasião do batismo, mas que o abandonou antes da morte, de modo que somente o ser humano Jesus teria morrido. (BOOR, 2002, p. 70)

João combate essa ideia ao afirmar que Jesus veio por água e sangue, ou seja, seu ministério tem a água do seu batismo como prova (momento em que toda a trindade é vista em ação conjunta) e o seu sangue na cruz como símbolo final.

Dessa forma, há três que dão testemunho na Terra sobre Jesus ser o messias; o Seu batismo (a água), a sua morte salvífica (o sangue) e o Espírito Santo.

Encerramos assim a primeira carta de João, e já seguimos para os demais de seus escritos; excetuando-se pela carta de Judas, o apóstolo João nos acompanhará até o final de nossa leitura.

Ps: BOOR, Werner de, CARTAS DE JOÃO COMENTÁRIO ESPERANÇA; Curitiba: Editora Evangélica Esperança: 2002.

Adriel M
Enviado por Adriel M em 14/07/2019
Código do texto: T6695702
Classificação de conteúdo: seguro