Dia 196 – Tito 1 – 3. Cronologia de Paulo; Bispos; Creio em Deus; Linguagem.
Tito
11 de Julho de 2019
A carta a Tito pede-nos certa explicação de sua cronologia, muitos acreditam que Paulo tenha sido libertado de sua prisão em Roma; então visitou a Éfeso, onde deixou Timóteo, de lá partiu para Macedônica, local onde escreveu a Primeira carta a Timóteo. Saindo da Macedônia, é provável que Paulo tenha ido para Creta, local onde deixou Tito antes de partir para Nicópolis. Então, não se sabe bem onde, escreveu a carta para Tito que temos em mãos. Posteriormente foi a Trôade, onde foi novamente preso; foi durante sua segunda prisão que escreveu a Segunda carta a Timóteo; muitos acreditam que tenha sido decapitado nessa segunda prisão¹.
Em sua carta, Paulo dá recomendações a Tito a fim de que organize bem a igreja que tem sido responsável; uma das recomendações está no que diz respeito a ordenação dos Bispos. Bispo, como já falado, era um administrador, em alguns casos a palavra é usada como sinônimo de Pastores, cremos que esse seja um dos casos.
Nas recomendações paulinas, encontramos algumas características como, não soberbo nem iracundo, não dado ao vinho nem espancador, nem cobiçoso, antes precisa ser uma pessoa dada a hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo e temperante (Tt 1.7-8). Também lemos aqui que o bispo precisa governar bem sua cada e possuir filhos fiéis e ser marido de uma mulher (vs 7). Muitos veem aqui uma lição; o Pastor precisa ser casado; entretanto não podemos entender essa passagem dessa forma, uma vez que o próprio Timóteo era solteiro e Jesus, nosso exemplo maior, também não casou.
É provável que o texto aqui possua a mesma interpretação de 1ª Timóteo 3.2, onde lemos “É fundamental, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só esposa, equilibrado, tenha domínio próprio, seja respeitável, hospitaleiro, capacitado para ensinar”, a questão aqui é mais clara, o que Paulo dizia é que o ordenado ao ministério deveria ser marido de apenas uma mulher; naquela época, muitos se convertiam já sendo casados com mais de uma esposa, estes não poderiam ser ordenados.
O texto segue e Paulo recomenda que Tito siga com bravura sua missão, ele cita um poeta de creta que diz que os cretenses são bestas preguiçosas (Vs 12), sem dúvida, as pessoas de lá possuíam essa fama por algum motivo, de forma que a igreja de Creta precisava cuidar para que seus membros abandonassem as suas antigas práticas.
Outro verso curioso encontramos aqui, lemos sobre pessoas que dizem conhecer a Deus, mas na prática o negam com suas obras. Quantas vezes vemos isso hoje em dia, há pessoas que afirmam “crer em Deus”, mas que vivem uma vida como se Deus nem um existisse. Não basta crer, é preciso viver conforme Ele nos ensina.
Um dos conselhos para uma vida irrepreensível é possuir uma linguagem sadia (Tt 2.8), Paulo aconselha que procedendo assim, e agindo de forma correta, aqueles que forem nossos inimigos não terão oque falar de nós, serão envergonhados ao nos acusarem, pois, nosso testemunho falará a nosso favor.
Dessa forma, teremos como levar a mensagem de Deus a mais pessoas, afinal “a graça salvadora de Deus se há manifestado a todos os homens” (Tt 2.11); todos podem se salvar, essa graça foi estendida a todos, mas cabe a nós aceitarmos esse convite ou não.
Paulo encerra a carta com algumas recomendações finais, das quais gostaria de ressaltar apenas uma; “Ao homem herege, depois de uma ou outra admoestação, evita-o” (Tt 3.10). Não adianta falar para quem não quer ouvir; devemos sim, investir tempo em apresentar a sã doutrina, mas, uma vez que percebemos que aquela pessoa tem sua posição e não quer a deixar, não devemos forçá-la; basta a evitar e cada um seguirá seu caminho.
BÍBLIA. Português. A Bíblia de Estudo Anotada Expandida. Tradução por João Ferreira de Almeida. Dutra - Sp: Mundo Cristão, 2017. 1189p