Dia 194 – 1ª Timóteo 1 – 3. Fábulas e Doutrinas; Pior dos pecadores; Entregues a Satanás; Oração; Pastoras e Pastores.

1ª Timóteo

09 de Julho de 2019

A carta de Paulo a Timóteo, juntamente com a carta a Tito, são conhecida como cartas pastorais, pois apresentam conselhos e diretrizes para o trabalho Pastoral. Sendo escrita por volta do ano 66, essa carta visa fortalecer Timóteo em seu ministério Pastoral.

O primeiro conselho que vemos é a fuga de falsas doutrinas e das fábulas mirabolantes, Paulo aconselha Timóteo a evitar esse tipo de material, bem como fugir das discussões acerca das genealogias; uma vez que esse tipo de coisa gera mais debate do que edificação (1Tm 1.3-4).

Aqui, por certo Paulo se referia aos problemas oriundos do Gnosticismo, uma corrente de pensamento que pode ser caracterizada como “primeira inimiga” do cristianismo; seus ensinos sobre Jesus e a Bíblia eram errôneos, e muitas lutas na igreja primitiva foram travadas contra esse mal; João foi um dos principais adversários do Gnosticismo.

Paulo, um mento para Timóteo, lembra-o que Jesus veio para salvar ou pecadores, dos quais o apóstolo se considerava o pior; mas ainda assim, sendo tão baixa criatura, Deus o havia chamado para o ministério apostólico (1Tm 1.15-16).

Esse pensamento serve para não deixar a soberba subir aos nossos corações, devemos lembrar que sempre que somos pecadores e em nós não há nada especial que nos diferencie dos outros; se Deus havia chamado Timóteo para uma obra, fora por pura misericórdia e não por mérito próprio.

Lemos também sobre Himeneu e Alexandre, dois homens que segundo Paulo “naufragaram na fé”; não sabemos ao certo que tipo de heresias eles receberam, (talvez o gnosticismo), mas em 2ª Timóteo 2.17-18, lemos que esses homens ensinavam que a contra a ressurreição futura. Paulo é claro quando diz sua postura: “Entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar” (1Tm 1.20).

Muitas vezes as pessoas se desviam da doutrina de Deus de uma forma aparentemente irreconciliáveis. Não adianta conversa, não adianta explicação. Nesses casos só há um alternativa; deixar elas seguirem seus caminhos; era isso que Paulo estava aqui falando.

Longe do Senhor, todos estão entregues a Satanás, talvez, com as dificuldades que viriam a passar, esses homens aprendessem a não blasfemar. Infelizmente, algumas pessoas só aprendem cometendo seus próprios erros.

Paulo então recomenda que devemos orar antes de tudo, antes de cada ação precisamos orar, e não só por nós, devemos orar por todos os homens; lideres e escravos, chefes e empregados… Em especial devemos orar pelos nossos chefes, assim teremos uma vida tranquila. (1Tm 2.1-2)

Deus se agrada dessa atitude, ele se agrada quando oramos pelos outros, isso porque Deus quer salvar a todos! (2Tm 2.4) Ele quer que todos os homens venham ao conhecimento da verdade.

Do verso 9 ao 15 desse capítulo 2, Paulo fala sobre as funções da mulher na igreja. Esse tema é ainda hoje um tema muito controverso; há quem aqui entenda que as mulheres não devem exercer funções de liderança da Igreja, em outras palavras; não poderiam ser ordenadas ao ministério pastoral.

Entretanto, há pessoas que contestam essa interpretação, alegando ser essa uma questão cultural, ligada a sociedade da época. Não emitiremos juízo sobre esse tema nesse momento; uma exegese mais profunda desse texto, no entanto, será feita em momento oportuno.

O capítulo 3 nos fala de alguns deveres dos pastores e diáconos; De forma resumida, vemos que esses homens precisam dirigir bem as suas casas (1Tm 4-5) e serem pessoas irrepreensíveis diante da sociedade (vs 10).

Adriel M
Enviado por Adriel M em 09/07/2019
Reeditado em 09/07/2019
Código do texto: T6691773
Classificação de conteúdo: seguro