Dia 184 – Efésios 04 – 06. Suportar uns aos outros;Novo homem; Embriagues; Maridos e Mulheres; Trabalho; Luta.

29 de Junho de 2019

Paulo escreve a carta aos efésios estando preso em Roma (Ef 4.1), mas a sua distancia física não o impedia de se preocupar com os seus irmãos, lemos que ele pede de forma humilde que cada um suporte aos outros em amor.

A palavra aqui encontrada é ἀνεχόμενοι – anekhómenoi, ela tanto significa dar suporte, quanto tolerar; penso que o contexto do verso seguinte, delimite o significado de tolerar como o mais cabível. Encontramos no entanto, a mesma palavra em 1ª Coríntios 4.12, ali, em algumas traduções a vemos como tolerar, suportar ou até mesmo sofrer; devemos ter em mente que esse “sofrer” trás a ideia de sofrer por tolerar algo.

De qualquer forma, ambos os significados nos trazem lições importantes, devemos não só tolerar nossos irmãos e ter paciência com eles, mas também precisamos os auxiliar, dando suporte em suas dificuldades.

Cada pessoa é diferente e por isso, muitas vezes não compreendemos o agir dos outros, não podemos esquecer que Deus chamou cada um para uma função diferente, lemos que uns Ele chamou para apóstolos, uns para profetas e por ai vai (Ef 4.11). O chamado de Deus é individual, cada um foi chamado para uma obra específica, por isso precisamos nos esforçar para termos uma boa convivência.

Tudo isso só é possível se nos despojarmos do velho homem, aquele que se corrompe pelos desejos do engano e nos revestirmos do novo homem, aquele que nos tornamos ao nos entregarmos a Cristo (Ef 4.22-24); precisamos batalhar todos os dia para por fim a nossa velha natureza, em todos os sentidos, inclusive em nosso moo de falar (Ef 4.29)

O Resumo de todo esse convite a santidade é que devemos ser imitadores de Deus, Ele deve ser o nosso referencial (Ef 5.1). Paulo ainda nos lembra que toda a impureza, avareza, fornicação e similares, não deve andar em nosso meio, se quer devemos comentar dessas práticas (Ef 5.3), pois as que a praticam não hão de herdar o Reino de Deus, antes, a ira de Deus está sobre quem as pratica (Ef 4.5-6), não devemos portanto ser companheiro dessas pessoas (Ef 5.7).

De igual modo, não devemos nos embriagar (Ef 5.18), pois a embriagues trás a libertinagem, é isso que a palavra ἀσωτία – asotía significa, muitas vezes sendo traduzida como “mistura” ou “dissolução”, o significado da palavra nos trás a ideia de libertinagem; na embriagues encontramos as perversões sexuais, e como servos de Deus, devemos nos afastar delas.

Paulo agora entra em um assunto que poderíamos discorrer por muitas páginas, os deveres da vida conjugal. As mulheres devem sujeitar-se aos maridos, da mesma forma que a igreja se sujeita a Cristo. O Homem é o cabeça da família, o chefe do lar (Ef 5.22-24)

Por outro lado, os maridos devem amar as esposas da mesma forma que Cristo amou a igreja, a ponto de se entregar por ela (Ef 5.25). Temos aqui uma questão interessante; se por um lado a mulher deve estar sujeita ao marido, o marido deve servir a mulher.

Para um relacionamento funcionar, é preciso que haja um equilíbrio perfeito entre as duas partes, a Bíblia nos dá a receita de como agir; se os homens amarem suas esposas como Cristo amou a igreja, todo a machismo e opressão masculina acabariam, por outro lado, se as mulheres se sujeitarem aos vossos maridos como a igreja e Cristo, muitas dessas revoluções modernas não teriam lugar. O casamento é um local onde os dis devem aprender a servir e a amar.

É curioso ver que até para os escravos existiam normativas bíblicas! Estes deveriam agradar aos seus senhores de coração, não apenas de vista, mas como quem trabalha para Cristo, cheio de boa vontade; por outro lado, os senhores deveriam agir da mesma forma, não com ameaças, mas com amor, (Ef 6.6-9).

É curioso ver que nem em um emprego regido pela CLT nós observamos o cumprimento desses versos. Essa atitude nos mostra o quão distante estamos de agrada a Deus com nossas ações.

Encerramos com um aviso de Paulo, nossa luta não é contra a carne ou contra o sangue, nossos inimigos não são pessoas, antes, batalhamos contra as artimanhas do Inimigo, contras os príncipes das trevas (Ef 6.12), que tenhamos sempre isso em mente quando lidarmos com os nossos irmãos.

Adriel M
Enviado por Adriel M em 29/06/2019
Código do texto: T6684468
Classificação de conteúdo: seguro