Dia 183 – Efésios 01 – 03. Cartas da Prisão; Eleição; Graça; Amor para todos.

Efésios

28 de Junho de 2019

Iniciamos hoje a carta de Paulo aos Efésios, essa carta, segundo estudos, fora escrita por volta do ano 61 a.C, época em que o apóstolo estava preso em Roma, conforme vimos em nossa última Leitura.

Essa carta já inicia suas palavras falando que Deus nos elegeu antes da fundação só mundo e nos predestinou para adoção por Jesus Cristo (Ef 1.4-5), há quem argumente que esse eleição é baseada na presciência de Deus, outros no entanto, advogam que essa é uma eleição soberana, Deus escolhendo quem se salvaria e quem se condenaria. Como já falamos anteriormente, o tema da predestinação e o tema escatológico, serão tratados em momento futuro. Não dispomos de tempo e nem espaço para expô-los aqui

Vemos uma demonstração grandiosa de amor por nós, quando lemos que, enquanto estávamos mortos em nossas ofensas, Deus nos deu vida em Cristo, de forma que somos salvos pela graça (Ef 2.50); de fato, Paulo enfatiza essa salvação reafirmando que somos salvos pela graça mais uma vez no versículo 8. Esses versos merecem uma atenção especial por nós;

A palavra que temos traduzida como “sois salvos”, em grego é lida como σεσῳσμένοι – Sososménoi. A tradução aqui está correta, mas a ideia pode se perder em português, o verbo em questão encontra-se em um tempo especial do grego, o “perfeito”. Esse tempo nos dá uma ideia de algo que iniciou no passado, mas que se estende até o presente, de forma que era utilizado quando queria expressar-se uma ação fatual; algo que não mudaria.

Somos salvos pela graça de Deus, e nossa salvação não é algo temporário, ou algo intermitente, ela é contínua. Uma vez alcançados por essa graça divina estamos salvos; essa é uma condição inalterável. Vale lembrar que todas as vezes que Jesus disse “a tua fé te salvou” ele utilizou esse mesmo tempo verbal, trazendo assim a mesma ideia demonstrada por Paulo.

Jesus é a nossa paz, com a sua morte ele desfez a separação entre povos, uniu a todos em um só rebanho; seu sacrifício cumpriu a lei e pela cruz podemos ser reconciliados com Deus (Ef 2. 14-16).

Hoje, não podemos esquecer que essa graça de Deus estende-se a todos os povos, tanto judeus quanto a gregos ou qualquer outra nacionalidade, todos nós somos “co-herdeiros de um mesmo corpo, e participante da promessa em Cristo pelo evangelho” (Ef 3.6), logo, é inadmissível práticas preconceituosas e discriminatória.

Como servos de Deus, não podemos tolerar qualquer tipo de discriminação, não importa o local de nascimento de uma pessoa, nem a sua cultura, o amor de Deus quer abranger a todos.

Adriel M
Enviado por Adriel M em 28/06/2019
Código do texto: T6683556
Classificação de conteúdo: seguro