Dia 182 – Atos 26 – 28. Paulo chega em Roma.

27 de Junho de 2019

Diante do rei Agripa, Paulo apresenta sua defesa, como o rei conhecia a cultura judaica, Paulo lhe explica que a sua fé é oriunda das profecias e que é julgado pelas promessas feitas por Deus (At 26.6); afirma ainda que Jesus apareceu a ele e o fez ministro para contar tudo o que havia visto e as coisas que Jesus ainda o mostraria (At 16.16).

Após essa fala, Festo, que acompanhava o julgamento, afirmou que Paulo delirava (vs 24), e Agripa que o mesmo queria lhe converter (28). Ambos perceberam que Paulo não havia feito mal algum, mas, como Paulo pedira para ser julgado em Roma, lhe enviaram para lá (At 26. 31-32)

A viagem para Roma foi feita de navio, mas não foi uma viagem tranquila, uma tempestade deixou o navio a deriva por cerca de 14 dias (At 27.27); todos a borda já haviam perdido a esperança de se salvaram, mas Paulo, avisado por um anjo, sabia que ninguém a bordo morreria (At 27. 23-24), todas as 270 pessoas se salvariam (vs 37).

O navio por fim encalhou em uma ilha chamada Malta (At 27.41 – At 28.1); nessa ilha Paulo teve a oportunidade de curar um enfermo (vs 8) o que chamou atenção dos demais doentes da ilha. Ao todo passaram 3 meses ali, tempo esse certamente usado para pregação do evangelho (At 28.11).

Por fim, Paulo chega a Roma, lá lhe é permitido morar em uma casa particular sob escolta romana (vs 16). Curiosamente, os acusadores de Paulo não o seguiram até Roma, dessa forma, lá não havia que o acusar (At 28.21).

O Livro de Atos encerra assim, sem muita explicação, nos afirma que Paulo ficou dois anos naquela prisão domiciliar, e que recebia todos quantos vinham vê-lo (At 28.30); mas não nos dá mais informações sobre seu final.

Adriel M
Enviado por Adriel M em 27/06/2019
Código do texto: T6682761
Classificação de conteúdo: seguro