Dia 181 – Atos 23 – 25. Paulo na Prisão.

26 de Junho de 2019

Paulo é então levado perante o Sinédrio, e lá cria um grande tumulto; ao perceber que entre os membros haviam saduceus e fariseus, Paulo se diz julgado acerca da ressurreição; isso divide o auditório (At 23.6) de tal forma que os soldados tiveram mais uma vez que intervir a fim de que Paulo não fosse morto (At 22.10)

Na noite seguinte, o próprio Jesus apareceu a Paulo e lhe fortaleceu o avisando que ainda iria até Roma a fim de testemunhar de Cristo (vs 11).

Evidentemente, os Judeus não estava satisfeitos com a situação, Paulo estava preso, mas ainda possuía muitos influencia; concordaram então um plano para o matar (At 23.15); pela Providência, o plano chegou aos soldados, que resolveram tirar Paulo da cidade sob ma escolta de quase 500 homens (vs 23); levaram-no então para Cesareia, onde deveria ser julgado por Félix (vs 24).

Os acusadores de Paulo o seguiram, e agora diante de Félix, Paulo deveria se defender. As acusações eram graves, mas em sua defesa, Paulo resumiu tudo, estava sendo julgado por acreditar na ressurreição (At 24.21).

Félix não deu um veredito favorável a Paulo, tampouco um contrário, antes esperava receber alguma propina da parte do apóstolo (At 24.26). Paulo aproveitou a oportunidade para expor o evangelho para Félix, este se mostrou interessado, mas, quando Paulo começou a falar sobre a Justiça e o Juízo Vindouro, Félix se assustou e encerrou a conversa (vs 25).

Essa situação perdurou por 2 anos, até que Félix foi sucedido por Festo (vs 27); nesse meio tempo, os Judeus ainda tentaram forçar uma transferência de Paulo, a fim de o pegaram em alguma cilada pelo caminho (At 25.3), mas não conseguiram tal intento.

Paulo então passa a ser julgado por Festo, e este, aproveita a visita do rei Agripa a fim ter uma segunda opinião em seu julgamento, como veremos amanhã.

Adriel M
Enviado por Adriel M em 26/06/2019
Código do texto: T6681925
Classificação de conteúdo: seguro