Dia 180 – Atos 20.3 – 22. Êutico; Presbíteros e Bispos; Prisão; Dar e receber.

Atos

25 de Junho de 2019

Retornamos então ao livro de Atos e às viagens do Apóstolo Paulo; hoje em especial veremos a sua última viagem, sua viagem a Jerusalém. Como de costume não abordaremos todos os pontos do texto, apenas alguns que julgamos interessantes no momento.

Comecemos pela ressurreição de Êutico, este era um Jovem que assentado em uma janela assistia a uma pregação de Paulo; demorando-se Paulo em sua mensagem, e aproximando-se da meia-noite, Êutico acabou cochilando e, caindo da Janela morreru (At 20.9). Paulo então o abraça e o traz de volta a vida (vs 10), seguindo assim a mensagem até o amanhecer.

Ah ainda hoje em dia, em algumas igrejas a figura do Presbítero e do Bispo, já em outras, vemos apenas a figura do Pastor, isso se deve a um entendimento que todos esses títulos eram em muitos casos utilizados como sinônimos de Pastor, veremos um exemplo disso agora.

Paulo manda chamar os presbíteros da igreja e fala com eles (At 20.17); mas a frente, ainda se dirigindo aos presbíteros, o apóstolo Paulo diz que “o Espírito Santo vos constituiu Bispos para apascentardes a igreja” (At 20.28). Aqui vemos que esses Presbíteros eram também chamados de Bispos, e sua função era a de apascentar (função pastoral) a igreja.

Baseando-se nesse texto e em alguns outros, algumas igrejas entendem que a função pastoral contempla todos esses nomes, por isso em suas igrejas possuem apenas a função de Pastor. As que assim não procedem, apegam-se muitas vezes ao significado da palavra, bem como a outros textos em que cada uma dessas palavras parece implicar uma função distinta.

A Palavra traduzida como Bispo têm o significado de “supervisão”, ou seja, era aquele que administrava; A palavra traduzida como Presbítero têm o significado de ancião, estes eram pessoas de idade e com autoridade dentro das igrejas, no contexto de Israel eram tidos como sábios e prontos a aconselhar, em muitos casos também eram vistos como funções de liderança.

Paulo então manifesta a todos o seu desejo de ir para Jerusalém, embora o Espírito lhe tenha antecipado que lá lhe esperariam prisões e tribulações (At 20.22-23), o apóstolo sabia que não tornaria mais a ver o rosto das pessoas que com ele falavam (vs 25), essas suas afirmações deixaram a todos muito tristes (vs 38). Em momento posterior um profeta de nome Ágabo profetizou sobre a prisão de Paulo, confirmando assim tudo o que o apóstolo já dissera (At 21.11)

De fato, ao chegar em Jerusalém, Paulo acabou causando um tumulto, todo o povo se reuniu para o matar de forma que a cidade entrou em alvoroço (At 21. 28-30). Paulo só não foi morto porque foi preso pelos soldados, mas nem estes sabiam ao certo porquê o prendiam (At 21. 38)

Paulo então, preso pelos soldados, tenta falar a multidão e contar sua história, mas ao tocar no nome de Jesus, o povo se enfurece novamente e o discurso encerra-se por ai (At 22.21-22). Os soldados por sua vez decidem torturá-lo a fim de obter mais informações, mas Paulo, afirmando ser Romano apela para seus direitos Legais (At 22.24-25). Desse ponto em diante, os soldados passam a temê-lo (vs 29); mas Paulo nunca mais verá a liberdade.

Adriel M
Enviado por Adriel M em 26/06/2019
Código do texto: T6681923
Classificação de conteúdo: seguro