As palavras (João cap. 21 v 15 a 18)
'’As palavras devem ser examinadas com toda sua essência, no sentido histórico, verbal humano e divino’’.
Simão, filho de João ama-me? Sim senhor, tu sabes que te amo, Disse-lhe Jesus: APASCENTA os meus CORDEIROS! Perguntou lhe a terceira vez: Amas-me? Pedro respondeu-lhe: Senhor, tu sabes tudo, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: APASCENTA as minhas OVELHAS’’ (Jo 21, 15-19) ’’Cordeiros, são os apóstolos, e ovelhas são fieis’’. As escrituras são inquestionáveis, clara e o Papa para nos católicos, e o representante de Jesus, Pedro negou três vezes, mas depois, Jesus o fez reafirmar três vezes, que o amava! E Pedro recomenda aos fieis: "Estais atentos, prontos a responder, a razão de vossa esperança mas fazei-o com suavidade e respeito (1 Pd 3 v 15).", ‘’Reconstrua a minha Igreja, São Francisco de Assis." Somente, podemos entender o significado dessa passagem, se verificarmos, no grego , o emprego da palavra ‘’APASCENTAR’’, usado por são João nesse trecho. Nas duas primeiras vezes em que cristo mandou Pedro apascentar o rebanho, São João empregou o termo grego ‘’BOSKE’’, QUE QUER DIZER: ‘’ENCINAR, GUIAR, E CORRIGIR’’. Igualmente, na terceira vez, empregou o termo ‘’POIMENE’’, que significa CHEFIAR, PASTOREAR, MANDAR EM ALGUEM. "Isto deixa claro, que Jesus quis dar a plenitude do poder, a Pedro, sobre as ovelhas e sobre os cordeiros... Sobre todos...
Pedro foi o primeiro, a presidir a eleição de um novo Bispo, no caso o novo Apostolo Matias (At 1,15-26), o primeiro a proclamar a palavras após pentecostes (AT 2), o primeiro a batizar (At 2, 14-36), o primeiro a sentenciar: Puniu Ananias e Safira, por causa das mentiras (At5,1ss), o primeiro a operar um milagre (At3). Mateus chama Pedro de o ‘’primeiro’’( Mt 10.2). Usa de palavras, que Pedro negou Jesus três, vezes e ignorar, a misericórdia infinita de Jesus, que perdoou Pedro por essa falha, fazendo reafirmar após a ressurreição, por três vezes que o amava.
‘’Fonte catecismo da igreja católica, bíblia e seminário de vida no espírito santo, que fiz atravez da Renovação carismática católica’’. Escola Paulo Apostolo. Asilo Santa Rita em Cuiaba MT