Dia 171 – Atos 18.12 – 19.10 ; II Tessalonicenses 1 – 3. Recebida do Espírito; Inferno; Anticristo.

II Tessalonicenses & Atos

16 de Junho de 2019

Ainda estamos em uma leitura atrasada, por descuido nosso, como já dissemos, pulamos dois dias de nossa leitura cronológica, de forma que essa leitura de hoje, situa-se depois do dia 170, mas ambos os dias (170 e 171) deveriam encontrar-se entre os dias 165 e 166.

Deixamos nosso amigo Paulo em Atos 18.11, ocasião em que ficou cerca de um ano e meio em Corinto ajudando a fundar a famosa igreja de Coríntios; Não foi um período fácil, muitos o tentaram dissuadir, chegaram ao ponto de o levarem perante juízes a fim de o prender (At 18.12), mas felizmente a obra do Senhor pode continuar.

Dai seguiu para Éfeso e então para Cesareia e Jerusalém e assim seguiu por sua segunda viagem; não pretendemos aqui refazer o trabalho de Lucas narrando suas viagens, mas gostaríamos de nos atentar para um fato curioso; mais alguns discípulos que não receberam o Espírito Santo.

O texto em questão encontra-se em Atos 19, dos versos 1 ao 5. Paulo encontra um grupo de discípulos que não tinham o Espírito Santo, o fato em questão é que ao lermos o texto percebemos que aqueles homens não eram de fato convertidos, haviam crido na pregação de João sobre a vinda do messias, mas não sabiam nada acerca de Jesus (At 19. 3-4).

Paulo então prega sobre a obra de Cristo e os que ouviram foram novamente batizados, agora como cristãos verdadeiros; lemos que ao todo eram 12 homens (vs 7)

O apóstolo Paulo fica então fica em Éfeso por espaço de dois anos, e durante esse período evangeliza as regiões e escreve algumas de suas cartas (vs 10)

Vejamos agora sua segunda carta aos Tessalonicenses, escrita pouco tempo depois da primeira; essa carta ainda segue a mesma ideia da primeira, não chamar a atenção para algum pecado ou erro da igreja, uma vez que aquela era uma igreja firma (2Ts 1.3) mas fortalecê-los .

Gostaríamos de destacar alguns pontos escatológicos (sobre o fim dos tempos) nessa carta; Paulo nos fala sobre a vingança do Senhor que se abaterá sobre os que não conhecem a Deus e não obedecem ao evangelho de Jesus, “os quais padecerão eterna perdição longe da face do Senhor e da glória do seu poder” (2Ts 1.8-9).

Aqui vemos também uma menção sobre o fim, mas um aviso que antes desse vir virá uma grande apostasia e se manifestará “o homem do pecado, o filho da perdição” (2Ts 2.3); este é alguém que se opõe e se levanta contra toda a ora de Deus ao ponto de assentar-se no templo de Deus querendo igualar-se a ele (vs 4).

Tal figura é conhecida como Anticristo, e muita especulação ha sobre a interpretação desses textos, mas sabemos que sua vinda é uma vitória par Satanás (vs 9) que será permitida por Deus, pois os homens não receberam o amor da verdade, logo, o Senhor os entregará à mentira (vs 11-12)

Paulo ainda reitera algo que já dissemos, a disciplina nas igrejas. Lemos que devemos nos afastar daqueles que andam de forma desordenada, para que se envergonhem de suas ações, mas não devemos os ter como inimigos, antes os ajudar como irmãos (2Ts 3.14-15)

Adriel M
Enviado por Adriel M em 16/06/2019
Código do texto: T6674343
Classificação de conteúdo: seguro