Dia 170 – I Tessalonicenses 1 – 4. Obstáculos; Santidade, Volta de Cristo.

I Tessalonicenses

15 de Junho de 2019

Por descuido nosso acabamos pulando alguns dias da nossa leitura, dois dias para ser exato; dessa forma, acabamos por comentar a carta de Coríntios antes da de Tessalonicenses. Esta carta foi redigida enquanto Paulo estava em Corinto e foi uma das primeiras cartas escritas pelo apóstolos, sua datação é de aproximadamente 51 d.C; pedimos que considerem a colocação dos cometário de hoje e do dia de amanhã entre os dias 165 e 166.

A primeira carta aos Tessalonicenses inicia com alguns elogios de Paulo, na verdade essa era uma igreja frutífera e por causa de seu bom testemunho a palavra de Deus espalhou-se pela Macedônia e Acaia, além das redondezas da igreja (1Ts 1.8)

Essa carta não é escrita para chamar a atenção da igreja, antes para confortá-la e animá-la para os dias difíceis; Paulo os lembra que sempre os amou e nunca foi pesado para eles (1Ts 2.9), por isso estava desejoso de ir visitá-los, mas, lemos que Satanás o impediu (1Ts 2.18).

É curioso ver que o inimigo foi capaz de colocar obstáculos no caminho de Paulo de forma que ele não pudesse cumprir seu intento. Muitas vezes cantamos louvores que dizem o contrário, mas a verdade é que em alguns casos o Diabo pode nos impedir de cumprir nossos planos, mesmo sendo eles planos bons aos nossos olhos, ao menos momentaneamente.

A palavra ali usada no grego é ἐνέκοψεν – enékopsen que nos trás a ideia de obstáculos no caminho, a palavra em si significa “fazer corte em”, inicialmente era usada no contexto militar, quando uma estrada era cortada de forma que impedia o caminho; mais tarde passou a ser sinônimo de impedimentos temporários. O Diabo lançou algum atrapalho e os planos de Paulo não puderam ser atingidos, ao menos não naquele momento.

Essa palavra carrega uma ideia de impedimento temporário, seja lá que o Diabo fez, Paulo sabia que seu impedimento era temporário, cedo ou tarde ele conseguiria cumprir seu plano. Embora o inimigo possa se levantar em nossas vidas e nos causar atrasos, qualquer dificuldade por ele lançada pode ser vencida no Senhor, Paulo sabia disso e nos deixou essa pérola em seus escritos.

Paulo então recomenda que os irmãos continuem firmes no que foram ensinados e reitera que o desejo de Deus para eles é a santificação (1Ts 4. 1-2). Esta tanto interna quanto externa.

Lemos sobre como devemos ter um relacionamento em santificação e honra, e não como os gentios que não conhecem a Deus. Namoro e demais relacionamentos dos cristãos, precisam ser pautados na palavra e não na paixão dos desejos (1Ts 4.4-5)

De igual modo não devemos enganar ninguém de forma alguma, devemos ser exemplos para que os de fora não tenham do que nos acusar, precisamos ser honestos e trabalhadores a fim de que não necessitemos de nada (1Ts 4.12), não podemos esquecer que Deus é vingador de todas estas coisas (vs 6).

Paulo então nos fala da volta de Cristo, lemos que:

Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.

Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.

Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras. (1Ts 4.16-18)

Jesus voltará e virá nos buscar, vivos ou mortos esperaremos por ele, esse deve ser um lenitivo para todos nós, um consolo nas horas de dificuldades.

Encerramos com as palavras finais de Paulo, ele pede em sua carta que aqueles irmãos corrijam os desordeiros, consolem os desanimados, sustentem os fracos e sejam pacientes com todos, não dando mal por mal a ninguém, mas sempre seguindo o bem para com os outros (1Ts 5.14-15)

Adriel M
Enviado por Adriel M em 15/06/2019
Código do texto: T6673252
Classificação de conteúdo: seguro