Dia 166 – I Coríntios 1 – 4. Panelinhas; Espírito; Obras.

I Coríntios

11 de Junho de 2019

Esta carta foi escrita por Paulo para a igreja de Corinto quando este estava em Éfeso (1Co 16.8), em aproximadamente 55 d.C, a carta de I Coríntios na verdade é a segunda carta escrita para esse igreja (1Co 5.9), mas é a primeira que temos registro. Não pretendemos fazer um estudo exaustivo do seu conteúdo, mas cremos que podemos pontuar alguns detalhes salutares.

Paulo inicia a carta de maneira cortês, lembrando ao povo de Corinto que sempre agradecia a Deus por eles (1Co 1.4); de fato esse era uma igreja muito abençoada, lá, poderia ser encontrado toda a sorte de Dons espirituais (1Co 1.7), de forma que a igreja era privilegiada, entretanto, haviam alguns problemas que precisavam ser sanados.

O primeiro deles eram as contendas, a igreja de Corinto era dividida em facções, os famosos “grupinhos” ou “panelinhas”, Paulo pede que não deixem esse tipo de comportamento crescer (1Co 1.10-12) afinal todos eles pertencem a Cristo e sem Cristo nada podem fazer; tudo o que recebemos vem de Deus, inclusive na questão ministerial, se é assim, porque se gloriar ou se encher de orgulho de algo que não é nosso, antes recebemos (1Co 4.7)?

Paulo lhes lembra que o evangelho é tido como loucura para aqueles que não creem (1Co 1.18), mas ao olhar-se de dentro, percebemos que ele é o poder de Deus para salvar os Homens. Deus quis trabalhar assim, a fim de confundir aqueles que se julgam sábios aos seus próprios olhos (1Co 3.18-19); não podemos esquecer que “A loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria dos homens” (1Co 1.25).

Nossa fé não deve ser apoiada em palavras persuasivas ou belos discursos, ates precisamos crer mediante a ação do Espírito (1Co 2.4-5). Quem conhece a nós mesmos mais que o nosso Espírito? Da mesma forma, o Espírito de Deus é quem o melhor conhece, pois bem, nós temos esse Espírito (1Co 2.10-11), por isso conseguimos compreender as coisas espirituais. Aqueles que não entregam a vida para Jesus, não o possuem, logo não compreendem as coisas de Deus (1Co 2.14)

Diante do exposto, não podemos perder nosso tempo com rixas e divisões, se temos esse Espírito, devemos nos portar como crentes espirituais. Paulo resume afirmando que cada um tem uma função na igreja, e nem um é maior que o outro, um planta e outro colhe, mas Deus que dá o crescimento (1Co 3.7).

Evidente que cada um dará conta a Deus de como tem levado a sua obra, uns constroem obras de ouro, outros de palha; nem todos se dedicam de igual modo à obra de Deus, entretanto não cabe a nós julgar os méritos de cada um. Deus a seu tempo trará juízo para essas obras e dará a cada um conforme o que julgar (1Co 3.14-15).

Adriel M
Enviado por Adriel M em 11/06/2019
Código do texto: T6670416
Classificação de conteúdo: seguro