Dia 165 – Atos 15 – 18.11. O Concílio; Segunda viagem; Timóteo.

Atos

10 de Junho de 2019

De volta a Atos encontramos a primeira grande discussão da igreja, a questão da Lei. Aconteceu que algumas pessoas estavam ensinando aos gentios que aceitavam a Jesus que deveriam se circuncidar e guardar a lei a fim de serem salvos (At 15.1), em especial, tal visão era defendida pelos fariseus, agora conversos (vs 5).

Houve então uma reunião em Jerusalém a fim de estudarem o assunto, a Bíblia nos diz que houve uma grande contenda sobre esse assunto (Vs 7); mas no fim, conseguiram chegar a um entendimento; entendendo que as pessoas são salvas pela graça de Jesus (vs 11), decidiram escrever aos novos crentes que se abastecem das comidas sacrificadas aos ídolos, das prostituições e da carne sufocada (carne com sangue) (At 15.20). Gostaríamos de falar um pouco sobre esses conselhos da igreja primitiva.

Essa passagem não pode ser lida de forma doutrinária, uma vez que deixa de fora vários itens que não forma mencionados nela (Os cristãos podem roubar? Podem matar?...) e alguns de seus itens, mais s frentes são “derrubados” por Paulo ( a questão da carne sacrificada). Então afinal, o que lemos aqui?

Judeus e gentios eram muito diferentes em suas culturas, e a chegada do evangelho estava promovendo um choque cultural muito forte; os conselhos aqui entregues não visam criar um manual de regras de conduta para os crentes, mas sim uma forma de conviverem de forma harmoniosa com os Judeus. Por isso lemos aqui a proibição de se comer sangue – algo abominável aos Judeus – e das imoralidades sexuais.

Em resumo, não devemos utilizar esse texto a fim de justificar doutrinas para a igreja atual, ele foi escrito com uma finalidade específica para um grupo específico de pessoas.

Após esse concílio, Paulo e Baranabé resolveram iniciar uma segunda viagem, a fim de revisitar as igrejas por ele já plantadas, entretanto, houveram desavenças entre eles, tamanha foi a desavença que resolveram separar-se. Barnabé levou consigo João Marcos – o motivo da desavença – e Paulo levou Silas (At 15.39).

Assim iniciamos a Segunda Viagem Missionária de Paulo, e nela, a confecção de alguns cartas. Das quais já lemos Gálatas e Tiago.

Nessa viagem, Paulo conhece a Timóteo, um jovem cristão filho de uma judia com um grego; Paulo então circuncida Timóteo para que este possa auxiliá-lo (At 16.3). A questão aqui era delicada, Paulo sabia que Timóteo não precisava passar por esse rito para ser salvo; mas também sabia que, sendo Judeu, só seria aceito pelos Judeus dessa forma, então, a fim de puderem trabalhar da melhor forma, procederam desse modo.

É curioso lermos que Paulo desejava ir pregar na Ásia, mas foram impedidos pelo Espírito Santo (At 15.6-7), da mesma forna, o Espírito não permitiu que pregassem na Bitínia. Mesmo Paulo, o grande apóstolos, não estava por completo com o coração alinhado com os Planos de Deus; entretanto, sensíveis a voz do Espírito, mudaram de planos e foram para Trôade (vs 9).

Em certa cidade, Paulo encontra-se com uma jovem que os “auxiliava” em seu trabalho, por onde ele ia, a jovem o seguia clamando “ Estes homens, que nos anunciam o caminho as da salvação, são servos do Deus Altíssimo” (At 16.17). Embora parecesse algo bom, esse Marketing desmedido atrapalhava a pregação de Paulo. O conhecimento de Deus vem através do Espírito Santo, aquela jovem ocultista não estaria ajudando o evangelho; ao se colocar como “favorável” à pregação, ela colocaria Paulo no mesmo nível dela. Paulo vendo isso, ordenou que aquele Espírito a deixasse, e imediatamente a moça ficou livre daquele demônio (vs 17).

Libertando a Jovem, Paulo acabou com o lucro de quem se valia dos seus serviços ocultistas, isso culminou em uma pequena rebelião e em acoites e prisão para Paulo e seus companheiros (At 16.22).

É nessa mesma prisão que, a meia noite, um grande terremoto faz com que as portas se abram e uma sequencia de fatos culmina da conversão do carcereiro e de provavelmente muitos presos; uma vez que não fugiram é de se acreditar que tenham ficado por algum interesse, ou seja, a palavra (At 15.27-28).

Paulo segue viagem pregando nas Sinagogas, muitos criam nele, mas, vários Judeus, movidos por inveja, lutavam e pelejavam contra Paulo (At 17.5), nesse contexto encontramos um grupo diferente, os Bereanos, estes, ao ouvirem a mensagem de Paulo conferiam nas escrituras se as coisas faladas por ele assim estavam escritas (vs 11).

Até em Atenas Paulo pregou, utilizando-se da própria cultura local (At 17.23), Paulo expôs a mensagem do evangelho e muitos de fato creram nele, mas alguns, como sempre, preferiram esquivar-se dessa esposabilidade (At 17.32-34).

Por fim, Paulo viaja a Corinto, e ali fica cerca de um ano e meio, ensinando a palavra de Deus (At 18.11)

Adriel M
Enviado por Adriel M em 10/06/2019
Código do texto: T6669390
Classificação de conteúdo: seguro