Dia 163 – Gálatas 1 – 3. Apóstolo; Pedro; Lei vs Graça.

Gálatas

8 de Junho de 2019

A carta aos Gálatas foi escrita após a primeira viagem missionária de Paulo, mais provavelmente após o concílio que houve em Jerusalém; (ainda leremos sobre esse concílio). Em um resumo rápido, Paulo tenta demonstrar aos gálatas que não é possível alcançar a justificação através das obras da Lei, não pretendemos ser exaustivos nessas carta, antes teremos apenas uma visão superficial do tema.

Paulo inicia a carta já com um tópico importante, seu apostolado não foi lhe dado por homens, mas sim por Jesus “Paulo, apóstolo (não da parte dos homens, nem por homem algum, mas por Jesus Cristo, e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos)” (Gl 1.1).

Hoje ainda, há muitos que desconsideram as cartas paulinas como fontes de ensinamentos, dizem que não vivemos um cristianismo, mas sim um “paulinismo”. Aqueles que assim pensam não compreendem que Paulo e os demais apóstolos deram seguimento as ordens de Jesus; eles não pregaram um outro evangelhos (Gl 1.8), porque há apenas um.

Paulo ainda afirma que não aprendeu o que ensina de homens, mas sim por uma revelação de Jesus Cristo (Gl 1.11-12), após sua conversão e chamado, Paulo não vai em busca dos demais apóstolos, antes isola-se por um período de três anos a fim de aprender de Deus, só após esse tempo é que encontra-se com os demais (Gl 1.16-18).

Diferente de Pedro, que focava o seu ministério nos Judeus, Paulo compreendeu que Deus o havia chamado para pregar para os gentios, ou seja, os não judeus (Gl 2.7). Pedro no entanto também compreendia que o evangelho deveria ser pregado a todos, e sabia que não se precisava mais guardar a lei; mas, a pressão de muitos da sociedade fez com que Pedro, em alguns momentos, cedesse, o que fez Paulo lhe chamar a atenção (Gl 2.12).

Pela lei nós estamos mortos, quando Cristo morreu na cruz, nós morremos com ele para a lei (Gl 2.19-20), é preciso compreender que o homem não é justificado pela lei, mas pela fé em Jesus, a obediência da lei não tem poder para nos purificar os pecados (Gl 2.16); Paulo ainda afirma que “se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu em vão” (Gl 2.21).

Todos os que tentam guardas a lei e por ela se justificarem, estão debaixo de maldição, porque a própria lei diz que aquele que falhar em um ponto da lei é maldito (Gl 3.10). A lei serviu-nos para nos mostrar o nosso pecado, sua função principal foi fazer-nos compreender que de fato somos pecadores, Através da Lei, Deus colocou todos os homens na condição de pecadores, para que em Jesus pudesse salvar a todos; a lei serviu então como um tutor, um guia para a fé em Cristo; mas chegando esse fé, não precisa-se mais desse tutor (Gl 3.22-25).

Amanhã ainda seguiremos comentando sobre esse tema.

Adriel M
Enviado por Adriel M em 08/06/2019
Código do texto: T6667872
Classificação de conteúdo: seguro