Dia 156 – Atos 1 – 2. Motivo; Maria; Matias; Descida do Espírito; Inferno.

Junho – 2019

01 de Junho de 2019

O Livro que iniciamos hoje é chamado de “Atos”, pois ele narra os atos feitos pelos apóstolos logo após a ascensão de Jesus aos céus. O livro é de autoria de Lucas, um médico que acompanhou Paulo em muitos momentos de sua vida. Sendo escrito aproximadamente 30 anos após a morte de Jesus, Atos é a continuação do Evangelho de Lucas (At 1.1), sigamos então ao livro.

Vemos em Atos a última menção a Maria, mãe de Jesus; podemos ler que ela perseverava em oração com outras mulheres e com os discípulos (At 1.14), desse ponto em diante não se sabe mais nada sobre a vida da mãe de Jesus; essa simplesmente some de cena, é provável que tenha congregado na igreja de Jerusalém até o final dos seus dias. Segundo a tradição católica ela não morreu, antes foi assunta aos céus, mas tal afirmação não encontra base nas escrituras e nem em documentos históricos, é, com dissemos, parte da tradição.

Os discípulos entendem que devem eleger um substituto para Judas, alguém que tinha acompanhado Jesus desde o início do seu ministério; dois nomes foram escolhidos, e o de Matias foi sorteado (At 1.26).

É interpresante ver essa decisão, não quero aqui julgar a decisão dos apóstolos, mas, algum tempo Depois, vemos Jesus levantando Paulo para ser apóstolo. Fica aqui a pergunta, teriam os discípulos se precipitado? Por certo Matias fez uma grande obra, mas deveria ser ele contado entre os apóstolos?

Cumprindo-se o dia da festa de Pentecostes, estando os discípulos reunidos, ocorreu o fenômeno mais importante da era da igreja, a descida do Espírito Santo, (At 2.4); Ha quem diga que a descida do Espírito se deu na ocasião em que Jesus disse “Recebei o Espírito” (Jo 20.22), mas não penso assim; No início de Atos, quando lemos a assessão de Jesus, evento posterior ao supracitado, Jesus mesmo diz que os discípulos devem permanecer em Jerusalém até o cumprimento da promessa do Pai (At 1.4), em seguida, o próprio Jesus afirma: “Porque na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias” (At 1.5), Jesus, ema to contínuo afirma que “recebereis o poder do Espírito Santo, que há de vir sobre vós” (At 1.7).

A descida do Espírito, bem como o revestimento de poder dar-se-iam algum tempo depois desse acontecimento. O próprio Pedro, cheio do Espírito Santo, explicando ao povo que estava perplexo com o falar em línguas dos discípulos, afirma que “Isto é o que foi dito pelo Profeta Joel: ‘E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne...’” (At 1.17).

Não podemos separar os dois eventos. A descida do Espírito, bem como o revestimento de poder, são eventos únicos na vida do Cristão, inicialmente aconteceram no dia da festa de Pentecostes, mas hoje ocorrem no ato da conversão de cada um de nós (At 2.38).

No discurso de Pedro, ele cita o antigo testamento afirmando que Deus não deixaria a alma de Jesus no inferno (At 2.27). A palavra aqui traduzida como inferno, é o vocábulo ᾅδην – ráden, que o famoso Hades, ou seja, o mundo dos mortos. Hades seria melhor traduzido como “o Além”, o lugar para onde os mortos vão. O texto não diz que Jesus foi par ao inferno, mas sim que foi para o Além

Adriel M
Enviado por Adriel M em 01/06/2019
Código do texto: T6662135
Classificação de conteúdo: seguro