Dia 151 – João 04 – 06. Paradigmas; Eu sou o Cristo; Betesda; O Pai; Interesse; Escolha.

27 de Maio de 2019

Jesus tinha uma visão sobre o mundo que ninguém mais possuía; hoje veremos alguns paradigmas quebrados por ele, por certo, seus discípulos não entenderam muitas de suas ações, mas sabemos que, com a descida do Espírito Santo, tudo foi esclarecido.

Comecemos pelo encontro de Jesus com a mulher Samaritana; sentado em um poço e com sede, Jesus lhe pede água, a mulher estranha e lhe responde “Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana” (Jo 4.9). O fato é que Judeus não falavam com samaritanos, e homens não falavam e nem tocavam nas mulheres (a fim de não se tornarem impuros, caso estivessem menstruadas), Jesus fez tudo o que um Judeu não faria.

O encontro de Jesus com essa mulher teve finalidades evangelísticas, o Senhor não perdeu a oportunidade de apresentar o evangelho a ela, e mais uma vez vemos Jesus declarando de forma clara ser ele o Cristo: “A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo. Jesus disse-lhe: Eu o sou, eu que falo contigo” (Jo 4.25-26). De forma que a ideia de que Jesus nunca afirmou ser o Cristo não possui fundamento bíblico, a não ser que passemos a desconsiderar todos os textos que já temos visto.

Aquela mulher acaba tornando-se uma missionária, ele leva a notícia a seus vizinhos e muitos daquela cidade vêm até Jesus (Jo 4.42). É curioso como uma mulher a estereotipada pela sociedade e que tinha uma vida sexual suspeita (Jo 4.16-18) acaba tornando-se uma missionária em Samaria, e aquele povo, excluído pelos Judeus, recebe o Cristo de bom grado.

Chegamos então a famosa passagem do tanque de Betesda, esse era um tanque que encontrava-se rodeado de enfermos, pois ali acontecia um fenômeno no mínimo curioso, vejamos o recorte a seguir:

Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressicados, esperando o movimento da água. Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse. (Jo 5.3-4)

Ah quem afirma que o que na verdade acontecia era um fenômeno geológico. Uns dizem sem a presença de um gêiser, outros afirmam que era apenas o vento que movia as águas; mas o povo, vento o movimento incomum, atribui esse acontecimento a um anjo e, descendo para as águas cheios de fé, era curado.

Não acredito nessa ideia. O texto é claro em sua afirmação. João não diz que eles pensavam que um anjo movia as águas, não afirma que era possível que um anjo as tocasse, de forma direta ele nos diz que “um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água”. Qual a dificuldade em acreditar na literalidade do texto? Não vemos aqui nada que contraste com as doutrinas da Bíblia, penso então que o texto deva ser compreendido em sua literalidade.

Você ama a Deus? Muitos dirão que sim, mas qual é seu relacionamento com Jesus? O próprio Jesus nos afirma que “Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou” (Jo 5.23). Não podemos nos ligar a Deus Pai sem Cristo, e, como veremos a seguir, não podemos chegar a Jesus sem o Pai. Não se engane, só Jesus é o caminho, se sua fé não o contempla e não o honra, saiba que estás desonrando a Deus Pai.

Muitos ainda hoje vêm até Cristo por puro interesse, e Ele sabe disso; hoje pudemos ler sobre como multiplicou pães e peixes, vimos como a multidão o seguiu (Jo 6.23), mas ele mesmo sabia que só o seguiam interessados na comida (vs 26).

Jesus então inicia um discurso complexo, a fim de flitar aquela multidão, desejava observar quem estaria com ele e quem estava apenas de interesse. Em seu discurso, podemos perceber expressões pesadas que escandalizaram a muitos, como vemos a seguir

Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. Jo 6.53-56

Muitos ao ouvirem essas palavras desistiram daquele “confuso mestre”, mas os discípulos verdadeiros permanecerem, mesmo sem nada compreender. Jesus até instiga-os perguntando “Quereis vós também retirar-vos” (Jo 6.67), mas Pedro, mesmo sem compreender nada do que Jesus falava, responde “Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. (Jo 6.68)”. Mesmo quando não compreendemos muito, estar co lado de Cristo é a melhor das opções.

Encerramos comentando um verso muito controverso “Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.” (Jo 6.44). Não pretendo aqui colocar-me como a última palavra, entendo que muitas visões diferentes levantam-se sobre esse verso, embora só uma esteja correta, nunca chegou-se a um consenso, colocarei aqui o que penso ser o certo.

Aqui, alguns veem uma defesa da predestinação, somente virão a Jesus aqueles a quem Deus enviar, logo, só se converte quem Deus manda, portanto temos aqui um exemplo de predestinação para a salvação. Não penso que possamos pensar assim, não só por todo o resto da Bíblia, mas pelo verso seguinte. Vejamos os dois versos juntos:

Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim. (Jo 6.44-45)

O que vemos aqui é que antes de irmos a Jesus, precisamos ouvir e aprender do Pai; Todos serão ensinados por Deus, portanto, aquele que ouviu e aprendeu, es vai a Jesus. Deus fala aos nossos corações através do Espírito Santo, ninguém pode ir a Jesus sem ouvir esse chamado.

Ainda hoje Deus tem falado ao coração de todos, mas infelizmente, nem todos estão dispostos a aprender e a ir até Jesus. Concluo com um famoso versículo que creio completar a ideia: “Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz,

Não endureçais os vossos corações” (Hb 3.7-8)

Adriel M
Enviado por Adriel M em 27/05/2019
Código do texto: T6657720
Classificação de conteúdo: seguro