Dia 149 – Lucas 22 – 24. Satanás; A Espada; Conforto; Amizades; Ajuda; Reconhecimento; Céu; Sono da alma .

25 de Maio de 2019

Hoje damos adeus ao Evangelho escrito por Lucas, mas, ainda teremos o livro de Atos, escrito por ele. Nesses momentos finais da vida de Cristo, pretendemos abordar alguns pontos que ainda não comentamos. Sei que mesmo assim muito sempre é deixado para trás, mas nosso objetivo não é ser exaustivo.

Judas é que trai Jesus, dos doze discípulos ele foi aquele que vendeu Jesus, mas lemos que Satanás entrou em Judas nessa ocasião (Lc 22.3). Fica aqui a questão; Satanás queria que Jesus morresse? Aparentemente sim, mas será que ele não sabia que assim ele estaria contribuindo para o plano de salvação das humanidade?

Penso que podemos tomar algumas linhas de pensamento. Talvez ele não soubesse, é possível que não tivesse compreendido esse agir de Deus, afinal, as coisas espirituais se discernem pelo Espírito Santo (Ico 2.12-16). É possível também quem ele soubesse sim, mas sabia também que nada poderia ser feito para impedir, então tentou diminuir o máximo possível o tempo de Jesus aqui na Terra.

Penso que na verdade o Diabo tentou, em todo o tempo, frustrar os planos de Jesus; tentou fazê-lo pecar (e se tornar um sacrifício impuro) e o fazer desistir; ao entrar em Judas, o Diabo planejava, ao meu ver, arquitetar a situação de maior sofrimento possível para Cristo, a fim de o fazer desistir ou pecar.

O verso 36 do capítulo 22 também nos é confuso, Jesus manda que se compre uma espada, mas a frente, no entanto, ele mesmo recrimina o uso da arma. Muitos entendem esse texto como uma linguagem figurada de Jesus.

Antes, ao enviar os seus discípulos ele os manda não levar bolsa e nem alforje; mas agora a situação mudou; Jesus afirma que eles devem levar. Com isso ele diz que eles não serão mais bem recebidos pelas pessoas.

Jesus ainda diz que “quem não tem espada, venda a capa e compre-a”. Muitos aqui entendem que Jesus queria dize que os discípulos deveriam temer mais as pessoas do que as intempéries do tempo ( a espada agora, protegeria mais que a capa).

Ao final do verso, os discípulos afirma ter duas espadas e Jesus diz “Basta”. Ah que entenda que ai podemos ter um duplo sentido, Jesus poderia estar falando que duas espadas eram suficiente, mas também que já bastava daquela conversa, pois percebeu que os discípulos não compreendiam o que ele dizia.

Jesus então, já no Getsêmani, afasta-se dos discípulos “um tiro de pedra” (20 a 30m) e põe-se a orar. A Bíblia nos diz que um anjo o apareceu para consolar (Lc 22.43), mas Deus não lhe tirou a agonia do coração (vs 44). Em momentos de dificuldade, nós podemos contar sim com o consolo de Deus, mas teremos que enfrentar por nossa conta as dores e os sofrimentos. Não é errado sofrer, não indica falta de fé ou de intimidade com Deus; verdade seja dita, todo o sofrimento que Jesus teve foi oriundo se sua intimidade com Deus.

Muitos, hoje em dia, têm pregado um evangelho triunfalista, da vítora e da alegria, mas a verdade é que o evangelho bílico em nada se assemelha a isso; antes é renúncia, perseguição e sofrimento.

Pilatos e Herodes eram inimigos, mas por conta de Jesus tornaram-se amigos (Lc 23.12). É curioso como no intuito de prejudicar a Cristo vemos várias pessoas se unindo. No caso em questão, a falta de saber como agir em relação a Cristo, acabou por estreitar os laços de amizades dos antigos inimigos. Fico a me perguntar, se o nome de Cristo uni inimigos no ódio, porque separa tantos irmãos no amor?

Os soldados pegaram um certo Simão Cirineu que vinha do campo para ajudar Jesus a levar sua cruz, por certo temiam que o esforço fosse demais e que Jesus morresse antes da crucificação. Ao olhar para esse texto vejo como nós podemos ajudar nossos irmãos a levarem as suas cruzes. É fato que cada um deve levar a sua cruz, mas nós podemos tornar essa tarefa menos árdua, somos capazes de ser pesos ou bálsamos na vida das pessoas.

Já na Cruz, encontramos o episódio onde um ladrão zomba de Jesus, mas o o outro o defende; suas palavras nos são interessantes quando diz “Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação?” (Lc 23.40). Aqui o ladrão reconhece que de fato Jesus era Deus, e questiona se seu amigo não teme a Deus por si.

A palavra traduzida por “temer”, no original é φοβῇ – phobé, medo. Um detalhe da tradução que comentamos como curiosidade é o uso da voz média. No português temos a voz ativa, quando o sujeito executa uma ação (a grosso modo), como em “Eu comprei uma caneta” e temos a voz passiva, quando o sujeito recebe a ação, como em “A caneta foi comprada por mim”; mas o Grego, além dessas duas vozes, possui a Média. A vós média (a grosso modo), ocorre quando o sujeito executa uma ação em si mesmo, ou com interesse próprio. Nesse caso, temos a presença da vós Média.

O que o ladrão perguntava ali para seu companheiro, era se ele não tinha medo que Deus o punisse de alguma forma. Mas isso é apenas um detalhe, o ponto alto desse texto é de fato o reconhecimento da Messianidade de Jesus.

O Ladrão então, reconhecendo Jesus como o Cristo, pede que este não se esqueça dele ao entrar no seu reino, aqui significando o Céu. Jesus então lhe conforta dizendo que, naquele mesmo dia, ambos estariam no paraíso.

Aqui vemos um indicativo contra a doutrina do Sono da Alma, muito pensam que após a morte, segue-se para a alma um estado de sono até o dia do juízo, mas aqui, o próprio Jesus afirma que aquele homem, estaria com ele no paraíso naquele dia. Mais a frente falaremos sobre a questão do Julgamento e clarearemos os tipos de julgamentos que existirão.

ERRATA

As vezes, em minha leituras, acabo por encontrar um erro que escrevi ou alguma forma de melhor apresentar o assunto; não tenho ,no entanto, como alterar o texto em todos os lugares em que disponibilizo, por isso tenho um arquivo que considero o original.

Aqueles que quiserem podem o conferir em formato .Pdf no link abaixo.

Caso você tenha lido algo interessante por aqui, sugiro conferir a redação constante no link a fim de aferir se foi redigida alguma alteração.

https://drive.google.com/file/d/1QY20OLO3my1azsMfQbkeTg5DB-NZUeYF/view?usp=sharing

Adriel M
Enviado por Adriel M em 25/05/2019
Reeditado em 25/05/2019
Código do texto: T6656270
Classificação de conteúdo: seguro