Dia 143 – Lucas 01 – 03. Espírito de Elias; Incredulidade; virgindade; humildade; Fortalecido; Nazaré vs Belém; Simeão; Infância; frutos; genealogia; Deus fala.

Lucas

19 de Maio de 2019

O Evangelho que começamos hoje foi escrito por Lucas, um médico gentio; por isso teremos a oportunidade de observar um outro ponto de vista dos acontecimentos. Em seu evangelho, veremos uma atenção muito maior às mulheres e uma preocupação grande em dados históricos e geográficos. Lucas não foi testemunha ocular dos acontecimentos, mas informou-se minunciosamente dos acontecimentos (Lc 1.3) a fim de produzir seu texto. Lucas se torna assim o primeiro historiador do cristianismo.

Lucas conta os detalhes do nascimento de João batista, em seu evangelho entendemos a relação de João batista e de Elias, João teria seu ministério no mesmo espírito e poder e Elias (Lc 1.17), ou seja, seu ministério seria como o de Elias, ele converteria muitos de Israel ao arrependidense, conforme lemos no restante do versículo.

Seu nascimento também foi sobrenatural, seus pais eram já idosos e sua mãe estéril; foi-lhe avisado a seu pai, Zacarias, através de um anjo, o seu nascimento. Zacarias, no entanto duvidou da palavra do anjo e pediu uma prova, algum sinal de que aquilo se realizaria (Lc 1.18), o sinal foi claro; por sua incredulidade, ficaria mudo até o nascimento de seu filho.

Maria, a mãe de Jesus não foi incrédula, mas não compreendeu como poderia engravidar, uma vez que era virgem (Lc 1.34). Ainda hoje há que alegue que a gravidez virginal de Maria é um mito do cristianismo ou um equívoco de exegese, mas o texto de Lucas é claro em sua leitura, Maria era uma jovem que nunca havia tido relações.

Há uma passagem muito interessante na gravidez de Maria e Isabel (mãe de João e esposa de Zacarias). Maria resolve visitar Isabel, sua prima, e a Bíblia nos conta que, ao aproximar-se de Isabel, João, ainda na barriga de sua mãe, mexeu e Isabel foi cheia do Espírito Santo. (Lc 1.41)

O ministério de João batista estava ligado a Jesus, sua função nessa terra era preparar o caminho para o Messias; penso que o Espírito Santo tocou o bebê de Isabel, quando o pequeno Jesus se aproximou. Não vejo aqui um testemunho para João, mas sim, Deus mostrando para as mães que aquelas duas crianças impactariam o mundo.

João nasceu e era notório a todos que seu nascimento fora cercado de detalhes sobrenaturais, a Bíblia nos afirma que as pessoas guardaram em seus corações esses acontecimentos e ficaram a se perguntar “Quem será pois esse menino?” (Lc 1.66). Ninguém sabia ao certo em que aquele pequeno bebê se tornaria, mas não havia dúvidas que grandes coisas seriam operadas por ele.

O ministério de João, no entanto, não tem brilho, pois é ofuscado pelo de Cristo; mas joão prestou um grande serviço ao evangelho, ele pregava e convidava as pessoas a se arrependerem, ele preparou o coração de multidões para a chegada de Jesus (Lc 1.76). Em uma humilde comparação, João foi aquele que tocou a bola para o artilheiro Jesus, João batista não fez o gol, mas não podemos ignorar seu trabalho.

Sobre sua infância não sabemos muito, apenas que ele se “robustecia em Espírito” (Lc 1.80) e que esteve no deserto até o início de seu ministério. João é ates de tudo, um exemplo de humildade para todos nós, mas ao olharmo mais de perto esse último verso, podemos extrair mais uma pequena pérola.

A expressão “robustecia no Espírito”, em grego é composta pela palavras ἐκραταιοῦτο πνεύματι – ekrataiúto pneúmati, e pode ser traduzida também como “era robustecido (ou fortalecido, mas com uma ideia de ação contínua, “robustecido continuamente”) pelo Espírito”; Nesse caso, uma tradução possível é a de um caso instrumental, o que nos indicaria que o Espírito era o meio pelo qual João era fortalecido. Vale lembrar que estamos diante de uma voz passiva no grego, portanto, penso que a “tradução” que exprimira melhor a ideia do texto seria a que diz “João era continuamente fortalecido pelo Espírito”.

Desde a sua infância, o Espírito Santo foi preparando João para o seu ministério; podemos ver aqui o cuidado de Deus e sua ação e presença constante sobre a vida de seu profeta. Deus chama pessoas para missões específicas, chama-os com propósitos de vida e a história de João nos deixa ver isso de forma muito clara.

De forma rápida falemos sobre o nascimento de Jesus, embora seja chamado por muitos de “Jesus de Nazaré”, pois foi em Nazaré que cresceu, Jesus nasceu em Belém, pois seus pais foram forçados a viajaram para la a fim de participarem de um censo (Lc 2.4-7), embora pense que aquela viajem não agradou os pais do menino, ela era necessária, pois havia uma profecia que nos informava que o Messias nasceria em Belém (Mq 5.2); mais a frente algumas pessoas acusarão Jesus de não ser o Messias por pensarem que nasceu em Nazaré.

Ainda bebê, um profeta chamado Simeão trás uma mensagem sobre Jesus para a sua mãe, nós lemos “E Simeão os abençoou, e disse a Maria, sua mãe: Eis que este é posto para queda e elevação de muitos em Israel, e para sinal que é contraditado (Lc 2.34). Esse seria Jesus, um homem pelo qual muitos serial elevado, mas outros cairiam. Essa verdade pode ser percebida até os dias atuais, não se pode tornar-se neutro em relação a Cristo, ou aceitamos ele como nosso Senhor e salvador, ou o rejeitamo; não existem “encima do muro”.

Lucas também é o único autor que nos narra alguma passagem da infância de Jesus, podemos ler que desde cedo Jesus era diferente; em determinada passagem (Lc 2.46-47) os doutores da lei se impressionaram com ele e o estavam ouvindo e lhe interrogando. Penso que muitos anos depois, alguns desses doutores o reconheceram como Messias e outros lutaram pela sua crucificação. Vemos ainda, na mesma passagem que Jesus já tinha ciência de sua condição de Filho de Deus e de que possuía uma missão maior (Lc 2.49), mas ainda assim era uma criança sujeita aos seus pais (Lc 2.51).

Até onde Jesus sabia das coisas? Ninguém ao certo sabe; Jesus é e era Deus, mas ao nascer, abriu mão de muito de si e esvaziou-se a si mesmo (Fp 2.7), de forma que penso que Jesus, quando andou entre nós, não sabia de todas as coisas, antes sabia-as conforme o Espírito lhe revelava

Já em nossos comentários finais, lemos sobre a pregação de João batista, e nela encontramos uma dica para reconhecermos alguém verdadeiramente arrependido; “Frutos digno de arrependimento” (Lc 3.8). Arrepender-se é ago que obrigatoriamente precisa gerar frutos, não existe arrependimento sem frutos, a isso chamamos de remorso. Observemos o fruto que temos produzido e saberemos quem de fato somos; olhemos o fruto que nossos amigos produzem e assim conheceremos as árvores que são.

Vemos então a genealogia de Jesus (Lc 3.23-38) e observamos que em lucas ela é diferente de Mateus. Não se sabe ao certo o real motivo, as genealogias eram algo sério para os judeus e se houvesse um erro na Bíblia, de certo não seria nesse ponto. Basicamente dois argumentos são levado em consideração. O primeiro deles é a ocultação de alguns nomes e a substituição de outros; algumas pessoas eram chamadas de mais de uma forma (como Pedro ser chamado de Cefas). O segundo argumento diz que, aliado a isso, Lucas traçou uma genealogia de Maria e não de José.

Encerro com o seguinte verso: “Sendo Anás e Caifás sumos sacerdotes, veio no deserto a palavra de Deus a João, filho de Zacarias” (Lc 3.2). Os sumos sacerdotes eram Anás e Caifás, mas foi com João (filho de um sacerdote) que Deus falou. Mais a frente veremos como esses sumo sacerdotes estavam distantes do Senhor, isso nos mostra que de fato Deus não olha posições e nem títulos, mas sim o coração.

ERRATA:

As vezes, em minha leituras, acabo por encontrar um erro que escrevi ou alguma forma de melhor apresentar o assunto; não tenho ,no entanto, como alterar o texto em todos os lugares em que disponibilizo, por isso tenho um arquivo que considero o original.

Aqueles que quiserem podem o conferir em formato .Pdf no link abaixo.

Caso você tenha lido algo interessante por aqui, sugiro conferir a redação constante no link a fim de aferir se foi redigida alguma alteração.

https://drive.google.com/file/d/1QY20OLO3my1azsMfQbkeTg5DB-NZUeYF/view?usp=sharing

Adriel M
Enviado por Adriel M em 19/05/2019
Reeditado em 20/05/2019
Código do texto: T6651140
Classificação de conteúdo: seguro