Dia 127 – Esdras 08 – 10 ; Neemias 1 – 3. Os 3 êxodos; Divórcio coletivo; Sambalate, Tobias e Gesém.

Neemias

03 de Maio de 2019

Encerramos hoje o livro de Esdras e iniciamos o livro de Neemias, a sua continuação. Ainda em Esdras lemos sobre a sua jornada até Jerusalém e algumas das pessoas que com ele voltaram.

Houveram, citados na Bíblia, três êxodos de retorno a Jerusalém, o primeiro capitaneado por Zorobabel, por ocasião do edito promulgado por Ciro (538 a.C), estima-se que cerca de 50.000 pessoas tenham voltado nessa ocasião. Cerca de 80 anos depois, em 458 a.C, temos o êxodo feito por Esdras, onde 2.000 homens e suas famílias retornaram a Jerusalém, estes foram os que fizeram a “reforma espiritual” em Jerusalém; por fim temos o êxodo liderado por Neemias cerca de 13 anos depois, como ele apenas um pequeno grupo retornou a Jerusalém, o objetivo deles era a reconstrução dos muros da cidade.

Por ocasião do seu retorno, Esdras e seu grupo proclamaram um Jejum pedindo misericórdia a Deus, isso se deu pois eles afirmaram ao rei que Deus os protegeria e por eles velaria; então depois se sentiram constrangidos em pedir uma escolta para a viagem (Ed 8.21-23)

Ao chegar em Jerusalém, Esdras percebe uma triste realidade, o povo havia se misturado (casado) com mulheres da região, ou seja com não pertencentes ao povo de Deus. Esdra sabia que isso iria contra os princípios do ensinamento do Senhor; ao saber do ocorrido, Esdras fica atônito, perdido por completo, sem saber o que fazer (Ed 9.1-3).

Então toma-se uma decisão no mínimo controversa, é expedido uma ordem para que todos venham a Jerusalém, sob pena de serem banidos (Ed 10.8-9), o povo então, juntamente com Esdras, organizam o maior divórcio coletivo que temos registro na Bíblia (Ed 10.11-12).

Houveram pessoas que discordaram dessa atitude (Ed 10.15), e eu, particularmente penso se foi a decisão mais acertada; Mais a frente, ao lermos Malaquias, veremos como Deus abomina o divórcio, no novo testamento vemos Paulo orientando os casais mistos a não se separarem, antes orarem pela conversão de seus cônjuges. Com quanto o julgo desigual nunca foi autorizado na Bíblia, o divórcio também nunca o foi. Muitos dessas famílias estavam casadas a anos, já possuindo inclusive filhos e sem dúvida esse divórcio coletivo trouxe alguns impactos negativos. Todos esses problemas poderiam ser evitados se o povo desde o início tivesse obedecido a Deus.

Chegamos então a Neemias, o copeiro do rei. Neemias fica sabendo da condição de Jerusalém, em especial seus muros que estavam destruídos (Nm 1.3-4), ele chora e ora ao Senhor, que toca no coração do rei e o envia a fim de restaurar os muros da cidade.

Essa movimentação não passou desapercebido a algumas pessoas, lemos sobre Sambalate, Tobias e Gesém, três pessoas que não gostaram de saber que Neemias procurava o bem dos filhos de Israel (Ne 1.10;19-20). Esses homens então se empenhariam em atrapalhar a obra de Neemias.

Adriel M
Enviado por Adriel M em 03/05/2019
Código do texto: T6638072
Classificação de conteúdo: seguro