Dia 126 – Zacarias 11 – 14 ; Esdras 5 – 7. Profecias Messiânicas; O retorno da reconstrução; A Cronologia Medo-Persa II.

02 de Maio de 2019

Hoje nos despedimos no profeta Zacarias, mas, mais uma vez veremos suas profecias messiânicas, hoje no entanto, com um pouco mais de ênfase do que em nossa leitura anterior.

A começar pelo capítulo 9, nós encontramos um maior número de profecias que orbitam a figura do Messias; Lemos sobre um rei que se levantaria, ele seria Justo e Salvador e pobre, viria montado sobre um jumentinho; esse rei anunciaria a paz às nações e seu domínio se estenderia de um mar ao outro (Zc 9.9-10).

Além de visões claras como a que citamos, encontramos outras mais discretas, como a menção as 30 moedas de prata; embora algumas Bíblias a traduzam como siclos. entretanto, o contexto nos conta de um pastor que cuida bem de suas ovelhas, mas é rejeitado por elas, e então é dispensado e recebe seu salário de 30 moedas. De certo modo, foi o preço pago para se livrarem de Jesus, o bom pastor; um contraste forte também contras os pastores ruins, a eles o verso 17 lança um “Ai”.

Ainda sobre o bom pastor, mas em um outro contexto, lemos que a espada de Deus se levantaria contra ele, de forma que seria ferido e suas ovelhas se dispersariam (Zc 13.7); essa mesma palavra é repetida futuramente por Jesus; se bem me lembro, por ocasião da sua prisão.

Encerramos com um verso interessante lido em Zacarias 10.3-4, ali vemos que Deus fará de Judá seu cavalo de Glória, e que de Judá sairia a “pedra angular”; vale que atentemos para esse detalhe, por Jesus será assim chamado no novo testamento, o próprio Pedro em dado momento diz essa afirmação aos sacerdotes.

Após as mensagens de Zacarias e Ageu, o povo resolveu voltar a reconstruir o templo (Ed 5.2), deixam de lado as palavras contrárias e focam-se na reconstrução do templo de Deus. Os adversários de Israel, no entanto, escrevem para o rei, a essa altura Dario, a fim de que parassem a obra, mas o rei, ao pesquisar nos escritos reais, encontrou a ordem de Ciro para a construção do templo e determinou que as obras retornassem; inclusive, passou a bancar a construção (Ed 6.1-9)

O rei Dario ainda determinou que, aqueles que tentassem para o obra fossem mortos (vs 11) dessa forma a reconstrução do tempo retornou e pode ser concluída. Alguns pesquisadores entendem que esse período da pausa da reconstrução do templo tenha durado cerca de 100 anos.

Então, finalmente aparece Esdras! Ele foi um escriba (Ed7.6) enviado pelo rei Artaxerxes para Jerusalém a fim de que pudesse organizar o culto a Deus em Jerusalém (Ed 7.25)

CRONOLOGIA DOS REIS DO IMPÉRIO MEDO-PERSA

Cabe a nós, agora, uma pequena explicação da cronologia dos fatos e dos reis da Média-Persa. O primeiro rei a reinar após a queda da Babilônia foi Ciro (559-530 a.C), ele determinou a liberdade do povo e reconstrução do templo. É muito provável que tenha conhecido Daniel.

O segundo rei chamou-se Dario I (522-486 a.C), ele é mencionado em Esdras, Ageu e Zacarias, foi ele a quem escreveram pedindo a interrupção das obras do templo, mas, ao pesquisar e ler a ordem de Ciro, acabou incentivando e patrocinando a reconstrução.

Dario I não deve ser confundido com o rei Dario citado em por Daniel (Dn 5.31), esse não aparece na história, logo, muitos acreditam que ele tenha sido um governador enviado por Ciro ou um outro nome dado ao filho de Ciro (Cambises), os que assim acreditam, pensam que o termo Assuero de Daniel 9.1 se refia apenas a um título dado a alguns reis.

Além de não podermos confundir Dario com Dario I, não devemos confundir com Dario II, esse último é citado por Neemias e foi o rei que sucedeu Artaxerxes I e antecedeu Artaxerxes II.

O terceiro rei foi o rei Xerxes, também conhecido como Assuero (486-465 a.C), este rei foi o marido de Ester e também é o rei que vemos lutando em Termópilas, muito conhecido pelo filme “Os 300 de Esparta). Não devemos confundir esse Assuero com o de Daniel 9.1, são pessoas diferentes em diferentes épocas.

Temos então o quarto rei, chamado de Artaxerxes I (465-424 a.C), esse foi o rei a quem Neemias serviu como copeiro, e é quem envia a ele e a Esdras para Jerusalém. É a esse rei que se refere o texto de Esdras 7.23.

Esses são os reis que encontramos citados na Bíblia nesse período histórico. Agora, a fim de clarear de forma melhor o assunto, apresentamos um resumo retirado do site “descobrindotesourosdabiblia”, tal resumo nos é muito útil a fim de compreendermos melhor a linha de acontecimento dos fatos. Além de relacionar a história com os acontecimentos bíblicos, o recorte a seguir segue além, ele nos mostra os reis do período intertestamentário e encerra a sua relação com a chegada de Alexandre o Grande. Fica ainda por faltar a aprestação do Império Romano que derrota os gregos e instala o seu domínio. Esse é o mundo em que nasce Jesus, mas agora, sem mais delongas, sigamos ao recorte:

REI PERSA . DATAS . CORRELAÇÃO BÍBLICA. CORRELAÇÃO GREGA

CIRO

539-530

Retorno de

Zorobabel e Jesua

(Esdras 1.3)

CAMBISES [O Dário de Daniel]

530-522

Reconstrução em

Jerusalém interrompida

(Esdras 4)

DARIO I

522-486

Ageu e Zacarias

Profetizam (520)

O templo completado em 516 AC

(Esdras 5 e 6)

Os gregos derrotam os persas em Maratona (490 AC)

XERXES (ele é o Xerxes do filme 300 de esparta).

Interessante perceber que Assuero era uma nomenclatura " cargo" algo tipo Faraó ou Abimeleque.

486-464

História de Ester

(Ester 1-9)

Os gregos derrotam os persas em Termópilas (480 AC)

E Salamina (479 AC)

Heródoto 485-425 AC

ARTAXERXES I

464-423

Retorno de Esdras

(458 AC)

(Esdras 7-10)

Retorno de Neemias (445 AC)

(Neemias 1-2)

Profecia de Malaquias (433 AC)

Idade de Ouro 461-431 AC

Péricles 460-429 AC

Atenas governa

DARIO II

423-404

INÍCIO DO SILÊNCIO BÍBLICO

(É a passagem do Velho para o novo testamento)

Guerras do Peloponésio 431-404 AC

Cai Atenas (404 AC)

Esparta governa

ARTAXERXES II

404-359

Sócrates 470-399 AC

Platão 428-348 AC

Aristóteles 384-322

ARTAXERXES III

359-338

Filipe II da Macedônia derrota os gregos em Ceronia, em 338

ARSES

338-335

DARIO III

335-331

Alexandre, o Grande, derruba o Império Persa

ALEXANDRE

336-323

Estabelecimento do Império Grego, espalhada do Grego Koinê usado no tempo de Jesus.

PS: Cronologia retirada de http://descobrindotesourosdabiblia.blogspot.com/2008/01/cronologia-dos-reis-para-entender.html em 2 de Maio de 2019

Adriel M
Enviado por Adriel M em 02/05/2019
Código do texto: T6637457
Classificação de conteúdo: seguro