Dia 125 – Zacarias 3 – 10. Profecias Messiânicas; Força ou Espírito; O Jejum.

Maio - 2019

01 de Maio de 2019

As profecias de Zacarias vão mais além do que a “simples” reconstrução do templo, de certo modo, em Zacarias lemos sobre a reconstrução da comunhão de Deus com os homens através da chegada do Messias. Em diversos momentos da nossa leitura podemos encontrar vislumbres da futura vinda do Messias.

Podemos ler sobre um homem que se levantaria e seria um “ramo novo que brotaria” e que edificaria o templo (Zc 6.12-13); Em Isaías 11, vemos o messias ser chamado também de um renovo que brotaria do tronco de Jessé. O próprio Jesus diz que reedificaria o “templo” (referindo-se a si mesmo).

Lemos também uma promessa para Zorobabel, um homem que deveria ser o chefe do povo naquela época (Ed 5.2), Deus o promete que ele guiaria o povo “não por força ou violência, mas pelo Espírito” (Zc 4.6). Essa palavra muito nos é útil, uma vez que o ensino de Jesus sobre a pregação só evangelho se encontra no mesmo pensamento de texto. Não devemos levar a palavra por força e nem usar de violência para trazer as Boas Novas; mas antes, devemos andar pelo Espírito.

Encerramos comentando sobe o Jejum verdadeiro. O povo tinha o costume de fazer um grande Jejum todo 5º mês, a fim de relembrar a destruição do templo (Zc 7.3)(2Re 25.8-10), mas agora que o templo estava sendo reconstruído estavam na dúvida se esse jejum deveria permanecer ou não. Deus os responde que na verdade nunca jejuaram para Ele, antes jejuavam para si mesmos (Zc 7.5-6); então mais uma vez Deus nos mostra que o verdadeiro jejum consiste em se arrepender e o seguir de coração, coisa que o povo não fazia (Zc 7.8-14) e por essa causa foram para o exílio.

Adriel M
Enviado por Adriel M em 02/05/2019
Código do texto: T6637456
Classificação de conteúdo: seguro