Dia 124 – Esdras 1 – 4 ; Ageu ; Zacarias 1 – 2. Cronologia dos reis da Pérsia; Esdas; Ageu; Zacarias.

Esdras, Ageu, Zacarias

30 de Abril de 2019

Findou-se o exílio! O povo, agora liberto, pode retornar a Jerusalém, por decreto de Ciro rei da Pérsia, em seu primeiro ano de reinado, o povo é liberto, mas quando isso ocorreu? Tentemos compreender a cronologia dos fatos.

Na Bíblia lemos sobre Ciro, Dario e Assuero com alguns nomes de certa importância, mas compreender a ordem dos fato nos exige um pouco de estudo. Confesso que não consegui encontrar um consenso entre os estudiosos, ha quem indique que Ciro foi o primeiro rei, seguido de Artaxexes, Dario e outro Artaxexes. Ha quem afirme que Ciro e Dario foram co-regentes e reinaram juntos por um tempo. Temos lido também sobre a existência de dois reis Assuero, uma que foi contemporâneo de Ester e outro de Daniel.

Não nos deteremos, portanto, nesse assusto, visto haver um vasto material a ser pesquisado, embora seja muito importante compreender a cronologia dos livros, deixaremos essa pesquisa para hora mais oportuna.

Esdras começa com o decreto de Ciro que ordena a liberdade do povo a fim de que construam uma casa para Deus (Ed 1.1-2). Deus moveu o coração de Ciro de forma que ele ajudou o povo, até os utensílios do templo foram devolvidos (vs 7).

O povo volta então a Jerusalém e se reorganizam como nação, vemos o cuidado de Israel em preservar suas genealogias e determinar quem poderia fazer parte do sacerdócio (Ed 2.62), uma vez que, uma de suas primeiras atitudes como povo liberto é reestabelecer o culto a Deus.

Lemos sobre como levantaram o altar do Senhor (Ed 3.2) e como trouxeram de volta os sacrifícios de imediato. O povo tinha um só coração (Ed.3.1) e este estava voltado a servir ao Senhor, ao menos em um primeiro momento. Dois anos após serem libertos, os alicerces do novo templo são lançados ao som de trombetas (Ed 3.8), uma mistura de choro e riso toma conta da população emocionada com o retorno a sua pátria e ao seu culto depois de 7 décadas de exílio (vs 12-13).

Infelizmente as coisas não foram fáceis, muitos dos povos adversários de Israel se juntaram para os desanimar (Ed 4.4-5), alugaram conselheiros para os frutar os planos e chegaram até a escrever cartas ao rei (agora Artaxexes) para que a obra fosse parada.

Por fim, com autorização do rei e de posse de armas, a reconstrução do templo foi momentaneamente encerrada (vs 24-24).

Ageu profetisa no tempo do rei Dario (?), isso acorre algum tempo depois dos fatos narrados; Em sua profecia, Deus cobra de Israel a construção de seu templo. Como podem as pessoas habitarem em casas belas enquanto o templo é deixado de lado (Ag 1.4)? Ainda, vemos que muitas dificuldades financeiras estavam vindo sobre o povo por conta de abandonarem a obra do templo.

Ageu encerra sua profecia com o aviso de Deus de que encheria esse segundo templo com sua glória, de forma que a glória desse seria maior que a do primeiro (Ag 2.7-9). De fato a glória de Deus esteve no templo, pôs, foi nesse templo que o próprio Cristo entrou.

Zacarias profetisa junto com Ageu, sua mensagem vem no mesmo contexto e significado. O povo precisava se arrepender e se voltara para Deus, assim, Deus se voltaria para o povo (Zc 1.3).

Mais sobre Zacarias falaremos amanhã e sobre o impacto que a profecia de Ageu causou na sociedade.

Adriel M
Enviado por Adriel M em 30/04/2019
Código do texto: T6635660
Classificação de conteúdo: seguro