Dia 123 – Ester 4 – 10. O risco de Ester; A fé de Mardoqueu.

29 de Abril de 2019

Hamã odiava os judeus, seu ódio era oriundo de Mardoqueu, pois este não se curvava a ele. Intentando destruir a todo o povo, Hamã convence o rei a publicar um edito ordenando a execução de todo judeu para o dia 13 do mês de Adar.

Ester, sabendo do plano por intermédio de seu tio, intente avisar ao rei, mas depara-se com um problema:

“todo o homem ou mulher que chegar ao rei no pátio interior, sem ser chamado, não há senão uma sentença, a de morte, salvo se o rei estender para ele o cetro de ouro, para que viva; e eu nestes trinta dias não tenho sido chamada para ir ao rei.” (Ester 4:11)

Nesse contexto, gostaria de frisar um versículo importante que apresentamos na íntegra:

Porque, se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento de outra parte sairá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino? (Ester 4.14)

Primeiramente vele ressaltar a fé de Mardoqueu que sabia que, em se calando Ester, “Socorro e livramento sairá de outra parte para os judeus”. Ele sabia que Deus não abandonaria o seu povo, sabia ainda que Ester, embora importante, não era indispensável para Deus, de fato, talvez fosse “para tal tempo como este” que Ester tenha acendido ao reino, mas, ainda assim Deus não dependia dela para operar seu livramento.

Ester é recebida pelo rei e convida-o para um banquete, junto com Hamã, Ester por sua vez sente-se honrado pelo convite da rainha, não sabia ele no entanto que ela era judia. Sua alegria no entanto dura pouco, pois ao ver Mardoqueu, seu coração enche-se de ódio (Et 5.9)

Hamã então decide pedir a vida de Mardoqueu ao rei, mas ao chegar ante o rei, é lhe ordenado que o honre, por conta do episódio em que este salvou a vida do rei (Et 6.10).

De fato esse momento marca a queda de Hamã; logo após esse acontecimento Ester revela tudo ao rei sobre seu povo e Hamã acaba por ser morto. Mordecai então, assumindo o papel de segundo no trono (Et 10.3), escreve cartas mandando que todo judeu se defenda de seus atacantes e no fim, os judeus acabam florescendo ainda mais.

O livro de Ester não menciona nem uma lei de Deus, se quer seu nome é mencionado, no entanto, é um livro onde podemos ver o seu agir em favor do seu povo. A história desse livro nos mostra também como, mesmo no exílio, Deus preservava o seu povo.

Adriel M
Enviado por Adriel M em 29/04/2019
Código do texto: T6634914
Classificação de conteúdo: seguro