Dia 121 – Daniel 04 – 09 . A loucura do rei; A acensão Medo-Persa.

27 de Abril de 2019

Em nossa leitura de hoje chegaremos a uma parte muito interessante do livro de Daniel, uma parte escatológica, ou seja, quando este recebe sonhos acerca das coisas que ainda hão de acontecer. Confesso que nunca me detive muito nesses assuntos, mas, como fazem parte de nossa leitura, passaremos por eles como os demais.

Principiamos com um relato do próprio Nabucodonosor, isso mesmo, o texto está escrito como primeira pessoa, na pessoa do rei (Dn 4.1-2). Nesse relato lemos como o rei encheu-se de orgulho e soberba com o seu reino, e por isso, Deus o deixou louco, tirando dele seu senso de homem, Nabucodonosor tornou-se como um animal e viveu pelos campos por 7 anos, até que o Senhor lhe fez retornar o Juízo.

É curioso ver que todas essa situação fez com que o rei reconhecesse o senhorio do Deus (vs 37), mas, ao contar sua história ainda afirma que Daniel chamava-se Beltsasar “ segundo o nome do meu deus” (vs 8). Penso que o rei reconheceu a Deus como o maior e mais importante deus, mas não como o único. Creio que ele ainda servia aos seus deuses, talvez por cultura ou por um comodismo familiar.

Belsazar assume o reino no lugar de seu pai, na verdade muitos historiadores acreditam que ele tenha reinado junto ao seu pai, como segundo no trono, só assumindo na ausência dele, por isso, talvez tenha oferecido a Daniel ser o terceiro no trono (Dn 5.7)

O fato é que esse rei deu uma festa com os utensílios do templo de Salomão. Usou os objetos sagrados para cultuar e adorar seus deuses; então lemos que uma mão apareceu na perder e escreveu uma sentença contra o rei (vs 5 ). Daniel interpretou a sentença que se cumpriu na mesma noite; o reinado da Babilônia caiu, o rei fora morto e Dario, o medo reinou em seu lugar (você 30).

Assim encerra-se o reinado da Babilônia, a cabeça de ouro da estátua passou e chegamos aos peitos de prata. Dario reinou e confiava em Daniel; é no sexto capítulo que lemos talvez a mais famosa história da vida de Daniel “Daniel na cova dos leões”. Gostaria de chamar atenção para dois pontos nesse relato: O rei desejava salvar a Daniel, mas não podendo o fazer, deseja que o Deus de Daniel o faça (Dn 6.16); como bem sabemos, Deus assim o faz e Dario o reconhece e expede um decreto (vs 25-28) para que todos “Temam e tremam perante o Deus de Daniel, porque ele é o Deus vivo e que permanece para sempre” (vs 26).

Nos capítulos seguintes, (7-10) entraremos nas profecias de Daniel, esse é um tema complexo e de difícil abordagem, penso que um estudo sistemático e profundo dessas palavras seja de grande valia para a fé e vida pessoal; mas confesso que em minhas andanças pela Bíblia, a escatologia sempre foi deixada meio de lado, procurei sempre entender o que aconteceu e dei pouca atenção ao que acontecerá. Não julgo no entanto que essa seja uma atitude mais sábia do que a dos que agem do contrário, mas assumo aqui a minha inabilidade em lidar com esses fatos. Talvez em um outro momento voltemos a esse ponto.

Adriel M
Enviado por Adriel M em 27/04/2019
Código do texto: T6633490
Classificação de conteúdo: seguro