Se cremos...

Se cremos em DEUS como Criador de todas as coisas, de cuja Palavra tudo veio à existência, o qual mantém o controle sobre acontecimentos pretéritos, atuais e vindouros, haveria algum lugar para onde pudéssemos recorrer e nos ausentar dos olhos dele? NÃO.

O Eterno investiga a sua e a minha vida e faz um apanhado de todos os fatos. Somos como um livro aberto para ele. Mesmo de longe, ele sabe o que estamos pensando; sabe quando saímos e quando voltamos. Jamais estaremos fora da vista do Senhor.

Ele, antecipadamente, está a par do que vamos dizer antes mesmo de darmos início à primeira frase. Se olharmos para trás de nós, lá Deus estará; se voltarmos o nosso olhar para cima, lá ele estará também, pois a presença dele é constante em torno da gente. Isso, embora não consigamos compreender em sua totalidade, é absurdamente maravilhoso.

De fato, não existe um lugar para onde possamos escapar do Espírito de Deus e fugir da presença dele. Se subirmos ao céu, ele estará lá. Se seguirmos para o subterrâneo, lá estará também. Se tomarmos as asas douradas da manhã, rumo ao longínquo horizonte ocidental, os olhos dele não se desviarão de nós em nenhum momento. Na verdade, ele já estará lá a nos esperar. Então, a conclusão que tiramos é a seguinte: Deus nos vê até na escuridão. Para ele, mesmo durante todo o período noturno, estaremos imersos na claridade, e isto é um fato: a escuridão não é escura para o Senhor; noite e dia, escuridão e claridade, para ele são a mesma coisa.

Refletindo esse conteúdo, vejo que, para Deus, o tão falado pecado oculto não existe, pois nada passa despercebido por ele. Nós até podemos ludibriar os nossos familiares, enganar o nosso pastor e os obreiros, iludir os amigos, passando a todos uma falsa imagem, assumindo uma postura "fakenews" de viver, entretanto, nunca conseguiremos ocultar algo do VERDADEIRO DEUS, QUE TUDO VÊ.

Como consequência de um modo de vida descomprometido com os princípios cristãos, há o risco de que comportamentos, reconhecidamente equivocados, sejam cauterizados em nossas mentes e em nossos corações, e, devido à insensibilidade decorrente desse processo, prosseguirmos imersos em práticas desalinhadas dos propósitos divinos, talvez sem que tenhamos consciência disso e, pior, com plena convicção de que estaremos agindo corretamente. Mas há uma solução. Deus conhece tudo sobre nossas vidas e sabe todos os detalhes ao nosso respeito. O que precisamos fazer é pedir a ele que nos sonde e nos revele cada um dos nossos equívocos, a fim de que deles nos arrependamos e, uma vez arrependidos, peçamos perdão e sejamos, então, perdoados.

Entenda. Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. VIVAMOS PARA O LOUVOR DA GLÓRIA DE DEUS!

_____

Referências:

Salmos 139:1-12

1° João 1: 8-9

Efésios 1:12