Dia 119 – Ezequiel 40 – 45. A visão do templo.

25 de Abril de 2019

O Profeta Ezequiel foi um profeta que teve muitas visões, algumas delas bem complexas e surpreenderes, outras mais singelas, mas nem uma delas sem significância; ente o capítulo 40 e o 48, nós veremos uma visão dada a Ezequiel do novo templo, essa visão é bem detalhada em termos de medidas e distâncias e facilmente encontramos a planta descrita por Ezequiel na internet.

Sempre é bom ressaltar que as medidas vistas por Ezequiel não batem com as do templo construído por Salomão e nem com o Segundo templo, construído no pós exílio. Serial essas as medidas de um terceiro templo construído nos nossos dias? Acho pouco provável, uma vez que vemos instruções sobre o agir dos sacerdotes e, em se construindo um novo templo, não precisaríamos desse tipo de serviço, uma vez a lei já ter sido cumprida em Cristo.

Deus no entanto, envia essa visão a fim de que Israel para que vendo a planta do templo, envergonhem-se de seus atos de idolatria (Ez 43.10) e se arrependam. Penso ser esse o motivo dessa visão; um templo grandioso para contrastar com a grandiosidade do pecado do povo.

Encerro com um detalhe interessante, Deus fala sobre quem não poderia entrar no templo, nem um estrangeiro não poderia, a menos que fosse circuncidados na carne e no coração (Ez 44.9). Eis um detalhe que muitos não atentam, mas que Paulo irá frisar com maestria; a necessidade de ser circuncidado no Coração.

Mais importante do que qualquer marca na pele ou símbolo que carreguemos, é a marca que temos no coração. Reitero mais uma vez que Deus se preocupa com o coração, embora sejamos redundantes em falar novamente nesse assunto, seu valor e entendimento são fundamentais.

Adriel M
Enviado por Adriel M em 25/04/2019
Código do texto: T6632042
Classificação de conteúdo: seguro