Dia 106 I Crônicas 20 – 26. Gigantes, O censo, A Misericórdia, Sangue nas mãos.

12 de Abril de 2019

Na leitura de hoje teremos a oportunidade de rever alguns pontos do passado, certas passagens farão menção a fatos já narrados no livro de Reis, outras re-narrarão fatos, mas adicionando novas informações; hoje é um ótimo momento para revisitarmos dias anteriores da nossa leitura.

Falamos aqui no passado sobre Golias e sal descomunal altura, pois bem, hoje leremos sobre a morte de Lami, o irmão de Golias. Sua morte não foi tão cinematografia como a de Golias, ao menos se foi, a Bíblia não narra, mas sabemos que El-Hanã, filho de Jair, foi quem deu cabo desse gigante (1Co 20.5).

Ainda na temática de gigantes, lemos sobre com Jônatas, um sobrinho de Davi matou um dos gigantes; desse gigante não sabemos o nome, mas ha um fato curioso sobre ele: sofria de Polidactilia, isto é, possuía um sexto dedo. Até onde sei, a forma que se apresentava nesse gigante era rara, pois ela possuía um dedo extra em cada mão e pé, totalizando 24 dedos! Creio que eram dedos funcionais, e não meros apêndices, mas nem seus dedos extras puderam prevalecer contra o Israel de Deus.

Já comentamos aqui sobre o senso que Davi fez e como Deus agiu nessa situação; hoje, estudaremos a questão de outro ângulo. A primeira referência dessa história diz que Deus incitou Davi a fazer o censo (2Sm 24.1), já em Crônicas lemos que Satanás que o fez (1Cr 21.1), e agora, quem é o culpado?

Acredito que a solução desse mistério esteja na forma que o povo de Israel entendia Deus; em um primeiro momento eles atribuíam a Deus tanto o bem como o mal, e de certa forma estão certos, uma vez que, humanamente falando, se Deus tem poder de impedir o mal e não o impede, torna-se coparticipante em sua execução. Essa, no entanto é um interpretação humana e limitada, o agir de Deus é maior do que podemos imaginar. Se Deus ordenou a Satanás que assim procedesse ou se apenas permitiu a sua ação sobre Davi não podemos dizer.

Retomando, Israel atribuía tudo a Deus, pois só ele conheciam, penso que mesmo conhecendo a história de Jó, a ideia de um inimigo (satanás significa adversário) que venha nos importunar não estava firme na teologia do povo. Com o tempo, o entendimento do povo foi se abrindo e podemos perceber em Crônicas uma narração mais exata dos fatos.

Se e um primeiro momento Deus era o “culpado” por tudo, hoje Satanás recebe toda a culpa. Nossa sociedade apegou-se ferrenhamente a essa ideia, de forma que, de gripes a desempregos, tudo passa a ser culpa do “rabudo”, lançamos sobre ele nossos erros e frustrações.

Já no fim de nossa comento sobre o pensamento de Davi a cerca de se castigo, ele prefere ser atacado por Deus do que pelos homens, pois sabe que Deus é misericordioso (Icr 21.13). Os homens, de fato são malignos, e Davi disso sabia; é interessante vermos a compreensão que ele tinha de um Deus amoroso. Muitos dizem que no Antigo Testamente Deus se mostrava como um juiz impiedoso, mas Davi discorda ao apontar suas grandes misericórdias.

Encerramos com um fato novo; Já sabíamos que Deus não havia deixado Davi construir seu templo, em Crônicas entendemos o porquê. Davi tinha as mãos sujas de sangue (1Cr 22.8), ele era um homem de guerras e por isso não poderia construir o templo do Senhor.

É curioso pensar que tais guerras eram endossadas por Deus, o próprio Deus ajudava Davi nas batalhas, mas ainda assim, suas mãos não eram dignas de construir o templo do Senhor

Adriel M
Enviado por Adriel M em 12/04/2019
Código do texto: T6621730
Classificação de conteúdo: seguro