Dia 102 Jeremias 50 – 52 ; Lamentações 1 – 5. Um coração pesado, porém esperançoso.

Lamentações

08 de Abril de 2019

Jeremias foi, sem dúvidas alguma, um homem que tinha tudo para ter um coração pesado, ele era um servo de Deus em meio a uma sociedade corrompida, ele via as pessoas caminhando a paços largos para a destruição e nada podia fazer para impedi-las; ele foi levado de sua terra contra sua vontade, mas não sem antes ver toda a sua cidade ser destruída. Não seria de mais esperar que ele escrevesse um livro apenas com suas lamentações. Hoje olharemos de forma rápida sobre esse escrito do profeta Jeremias.

Em Lamentações de Jeremias, podemos ver um retrato de sua tristeza pelo destino de seu povo, o livro originalmente foi escrito em forma poética, entretanto não podemos perceber esse tipo de beleza lendo sua tradução para o português.

Embora o livro tenha sua beleza, gostaria de destacar apenas alguns versos de esperança que localizamos no capítulo 3, a começar pelo verso 21 que diz sobre trazer a memória o que nos dá esperança.

Precisamos sempre ter isso em mente, é muito fácil no entanto, nos lembrarmos das nossas derrotas e das nossas tristezas, esse tipo de costume é capaz de sugar nossas forças e nos abater o ânimo, não podemos nos esquecer daquilo que nos dá esperança; e nossa maior esperança se encontra no verso 27: “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos”, mesmo em momentos ruis, mesmo em tragédias, devemos sempre ter em mente que as misericórdias do Senhor estão sobre nós.

Verdade é que, às vezes, sentimos que não estamos sendo cuidados, o mundo a nossa volta parece apenas caos e destruição, mas nunca podemos nos esquecer que Deus vela por Nós, pois, ainda que o Senhor nos chateie e nos castigue, Ele usará de misericórdia para conosco (vs 32).

Encerro esse pequeno relato com o verso 25, ainda do capítulo 3, onde lemos: “Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca”.

Adriel M
Enviado por Adriel M em 08/04/2019
Código do texto: T6618390
Classificação de conteúdo: seguro