Dia 101 Jeremias 43 – 49. Fuga para o Egito, O relaxado na obra, Baruque II.

07 de Abril de 2019

Se você acreditou que dessa vez o povo ouviria a Jeremias, seu coração é grande; infelizmente não foi isso que ocorreu, pelo contrário, nessa leitura de hoje, veremos como o povo de Judá, agora apenas o retante que não fora levado para a Babilônia, resolveu se distanciar ainda mais do Senhor, a expressão “pior que tá não fica” por certo não é verdadeira.

Não, eles não obedeceram as palavras de Deus através de Jeremias, antes, o acusaram de mentir de fazer planos de os entregar aos babilônicos (Jr 43. 1-5). Assim, o remanescente de Judá, resolveu descer para o Egito, contrariando a palavra de Deus. Jeremias, que tanto amava sua terra, fora levado por eles, de certo contra sua vontade, e acabou por deixar sua amada Judá.

Jeremias então começa a profetizar no Egito, o Senhor lhe entrega mensagens contra o Egito e contra os Judeus, mas o inesperado acontece, o povo resolve deliberadamente desistir do Senhor. Decidem que de agora em diante adorarão a “Rainha do Céu”, só a ela servirão; atribuem todo o sofrimento que passam à pouca adoração que estão prestando a ela (Jr 44.16-19).

O pecado do povo é tamanho que o Senhor diz que se dedicará a fazer mal aqueles que desceram ao Egito (Jr 44. 27), eles, de fato eram irreconciliáveis, e estavam completamente longe do Senhor; infelizmente a descendência de Abrão abandonou o Deus que tanto os amou e os cuidou.

Gostaria agora de comentar um verso solto; lemos el Jeremias 48.10 que é maldito que fizer a obra do Senhor de forma relaxada. Já ouvi muito esse verso sendo dito dentro da igreja a fim de “motivar” os membros a se dedicarem. Não discordo que não devemos fazer a obra do senhor de forma relaxada, mas, no contexto desse verso, a “obra do Senhor” a que se refere é a destruição de Moabe, Deus diz que destruirá Moabe por seus pecados e que será maldito o que guardar a sua espada para não matar, ou seja, tal verso é na verdade uma ênfase para o tamanho da destruição de Moabe.

Mais uma vez reitero que, embora esse verso não tarte desse assunto, de fato, Deus não se agrada em quem faz sua obra de qualquer modo, mas, existem outros versículos que abordam esse tema, penso que esse verso de Jeremias não seja o mais apropriado, usá-lo nesse sentido seria tirá-lo de seu contexto e propósitos originais.

Encerro hoje comentando sobre Baruque, o fiel escriba ajudante de Jeremias, lemos no capítulo 45 que o mesmo tenta “jogar a toalha” mediante todo o sofrimento que tem vivido, por certo Baruque acreditava que merecia algum tipo de tratamento especial da parte de Deus (Todos nós pensamos assim), mas Deus o avisa que está agindo sobre toda a terra, e com ele não seria diferente, mas que sua vida lhe seria como pagamento pelos seus serviços.

Muitas vezes pensamos que merecemos um cuidado “VIP” da parte de Deus, esquecemo-nos que Ele é soberano e nós somos pó. Que esse episódio de Baruque sirva para nos ensinar a sermos gratos com aquilo que Deus nos dá e a não reclamarmos de nossa “sorte”, sabendo sempre que o mal sucede tanto a justos como a ímpios.

Adriel M
Enviado por Adriel M em 07/04/2019
Código do texto: T6618107
Classificação de conteúdo: seguro