Dia 99 Jeremias 30 – 36. Mais prisões, os Recabitas, Baruque.

05 de Abril de 2019

Ainda em Jeremias, seguimos por usas profecias e muitas tribulações, em especial hoje veremos sobre mais uma de suas prisões e dois episódios que considero importantes a serem mencionados, a saber, o caso dos Recabitas e a história de Baruque e o rolo de Jeremias.

Jeremias é preso mais uma vez, dessa vez fica no cárcere por muitos dias (Jr 32.1-4), o rei o prendera por suas profecias a favor da Babilônia. Creio, mas não tenho certeza, que por essa altura já havia um cerca dos caldeus em torno de Judá, e a profecia de Jeremias era incômoda, pois desanimava o povo de guerrear. Entretanto, por mais pessimista que fosse sua mensagem, ela vinha de Deus e deveria ser ouvida.

No capítulo 33 lemos várias palavras proféticas positivas; Deus nos mostra como mudaria a sorte de Judá e os restauraria do cativeiro, podemos ler que esse cativeiro não seria o fim. Na verdade, se o rei se entregasse, tudo aconteceria de forma melhor e sem sofrimento, mas, por conta de sua rebeldia em resistir ao cerco, muitos sofrimentos lhe viriam.

Chegamos então aos filhos de Jonadabe, netos de Recabe. Deus manda que Jeremias os convidasse a beber vinho com ele, mas ao chegarem, os recabitas afirmam que não bebem vinho, não plantam vinhas, e nem moram em casas construídas, apenas em tendas, pois esse era o desejo de seu pai (sabe-se lá o porquê). Deus então mostra a Jeremias que os recabitas eram fiéis às ordenanças de seus pais, mas Judá não era as de Deus. (Jr 35)

A história dos recabitas nos mostra como Deus está atento até a pequenas coisas, não havia mal em beber vinho, ou em morar em casas de “alvenaria”, mas o desejo de Jonadabe era esse, e seus filhos honravam a sua memória. O surpreendente dessa história é que Deus via isso! Ele se apercebia dessa fidelidade e encerra o capítulo com uma promessa de prosperidade à família dos recabitas (Jr 35. 18-19).

Encerramos esse relato com o capítulo 36. Deus manda que Jeremias escreva toda as sua palavras em um rolo, ele o faz e envia Baruque a ler o rolo para o povo, os escribas escutam e entendem que o rei deva ouvir. Vale lembrar que Jeremias profetizou para mais de um rei e ao longo de décadas, de forma que era possível que o rei não conhecesse a totalidade de suas profecias.

Os escribas então mandam que Baruque e Jeremias se escondam e resolvem ler as profecias ao rei; Mas, o rei não dá ouvidos e queima o rolo das profecias antes mesmo que se o termine de ler. Deus então, manda Jeremias escrever um novo rolo e adiciona nele novos conteúdos, mas, verdade seja dita: Não adianta explicar para quem não quer entender.

Adriel M
Enviado por Adriel M em 05/04/2019
Código do texto: T6615951
Classificação de conteúdo: seguro