Dia 98 Jeremias 24 – 29. Exílio, prisões, embates.

04 de Abril de 2019

Hoje teremos a oportunidade de lermos alguns fatos da vida do profete Jeremias, pelo que pude observar, tais fatos não estão em uma ordem cronológica direta com a primeira parte do livro, entretanto muito nos serão úteis a fim de compreendermos mais sobre o contexto em que vivia o profeta.

Jeremias nos conta que profetizou por 23 anos antes das primeiras investidas da Babilôna contra Judá (Jr 25.3), é certo que nesses anos enfrentou muita crítica por parte dos demais profetas e precisou ser muito firme em tudo o que disse, mas a inveja e a incredulidade sempre atrapalharam o profeta, como veremos.

Houveram momentos tensos em sua vida, em seus relatos passados lemos sobre como fora colocado no tronco, hoje veremos sobre sua quase morte (Jr 26.7-19). Após profetizar, um grupo de profetas o cercou e começou a o ameaçar de morte, apenas a intervenção de determinado ancião do povo livrou Jeremias da morte. Lemos também sobre seu embate com outros profetas, como o profeta Hananias (Jr 28), em todas essas situações, Jeremias fora desacreditado pela maioria dos profetas.

Mas a palavra de Deus sempre se cumpre e o Exílio chegou. Jeremias profetiza a cerca de sua duração de 70 anos e manda que, os que foram exilados, floresçam em seu exílio, sabendo que, dentro em breve serão trazidos de volta (Jr 25.12-14). Deus já havia determinado o Exílio, e Jeremias alertava ao povo que se entregasse e servissem ao rei da Babilônia (Jr 27.12-13), entretanto, muitos do povo não procederam assim.

Encerramos nosso relato de hoje com a carta que Jeremias escreve aso exilados, mais exatamente com os versos 11 e 13 do capítulo 28 de seu livro, onde lemos Deus falar que sabe os planos que tem para o povo, e que esses são planos para paz e não para guerra; o Senhor finaliza dizendo o famoso verso: “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração”

Adriel M
Enviado por Adriel M em 04/04/2019
Código do texto: T6615088
Classificação de conteúdo: seguro