Dia 96 Jeremias 9 – 16. Nem Moisés e nem Samuel.

02 de Abril de 2019

Continuamos pela trajetória de Jeremias junto a um povo de dura cerviz; ao logo da leitura continuamos a ver uma série de ameaças da parte de Deus contra o seu povo, e as mais ariadas comparações a fim de enfatizar o quão distante eles estão do Senhor. Não pretendo aqui resenhar as profecias de Jeremias, não que não fosse interessante, mas, observemos alguns versículos que julgo dignos de nota.

A começar por uma observação inteligente de Jeremias, “O homem não dirigi os seus passos” (Jr 10.23); É curioso que mesmo em uma época tão remota, Jeremias já tivesse ciência da soberania de Deus e, ainda hoje, encontremos doutrinas que nos ensinam a “não aceitar certas” coisas e a “determinar nossa vitória”.

Jeremias também sobre um “atentado” contra sua vida, ao menos lhe é revelado que um grupo de pessoas o perseguiam e o planejavam matar (Jr 11. 18-23), Deus no entanto lhe dá o escape e o livra desse mal. Mesmo assim, em vários momentos podemos ler Jeremias intercedendo em favor do povo, mas Deus mantêm-se firme em sua decisão (Jr 15.1)

Lemos no texto supracitado que nem mesmo a intercessão de Moisés e Samuel seria capaz de alterar os planos de Deus, tamanho o pecado de Judá; A sentença já estava dada. Deus ainda ordena que Jeremias não se case e nem tenha filhos, pois, todo o povo daquela terra estaria condenado. (Jr 16. 1 – 4)

Jeremias foi abandonado pelo seu povo, mas mesmo assim intercedia por ele, fora proibido de casar-se mas ainda assim estava fiel ao Senhor. O ministério de Jeremias é um exemplo de perseverança e uma prova que o verdadeiro servo do Senhor o serve independente das circunstancias.

Adriel M
Enviado por Adriel M em 03/04/2019
Código do texto: T6614337
Classificação de conteúdo: seguro