Dia 95 Jeremias 3 – 8. Um retrato de um povo infiel

Abril

01 de Abril de 2019

Seguimos pelo livro de Jeremias, e hoje poderemos ver um retrato de uma Jerusalém totalmente corrompida; Deus,através de Jeremias, utiliza algumas figuras de linguagem a fim de exemplificar o estado em que o povo de Judá se encontrava, veremos a seguir um breve resumo.

Em quase todo o terceiro capítulo, Judá é comparada a uma prostituta, pelo que temos observado essa é uma comparação muito usada por Deus, tanto no caso de Odeias como em Ezequiel podemos ver ta comparação; podemos pensar assim o tipo de sentimento que causamos no Senhor como nossa infidelidade.

Ainda no capítulo 3, Deus promete enviar verdadeiros pastores (v 15) que cuidem de fato de seu povo. Naquela situação, o povo estava tão longe de Deus que ele desafia a encontrarem algum justo andando pelas ruas (Jr 5.1). Os profetas por sua vez, ao invés de ajudarem, apenas atrapalhavam, eles profetizavam falsamente afirmando que não viria castigo da parte de Deus (Jr 5.12, 31 & 6.14).

A argumentação presente era que Judá possuía o Templo do Senhor, de forma que Deus nunca os deixaria serem dominados por povo algum (Jr 7.4). Tal pensamento surge da ideia que Deus habitava no templo e por isso precisaria defendê-lo. Ignoravam que nem os céus podem conter a glória de Deus, esqueciam-se que nada o detém

Enarremos esse pequeno relato inicial com o apelo de Deus a um arrependimento sincero, Deus os convida a circuncidarem os seus corações (Jr 4.4), os chama a um verdadeiro novo nascimento, a terem a lei de Deus em seus coração e não em seus livros. Como sempre, Deus nos mostra que o coração vale muito mais do que as aparências externas

Adriel M
Enviado por Adriel M em 02/04/2019
Código do texto: T6613299
Classificação de conteúdo: seguro