Dia 92 Naum 1 – 2 ; 2Reis 20 – 21. Naum, O filho de Ezequias

Naum

29 de Março de 2019

Naum significa consolador, e profetizou sobre a destruição de Nínive; Jonas havia profetizado de igual forma alguns séculos antes, nessa ocasião houve a retratação de Nínive e sua destruição fora cancelada, mas, os anos se passaram e Nínive voltou a se distanciar do Senhor. Infelizmente não atentaram à mensagem do profeta Naum.

O livro nos apresenta uma visão terrível da destruição que estava para vir, podemos ler que a massa de cadáveres seria sem fim, em fuga, a pessoas tropeçariam nos corpos (Na 3.3), tudo isso culpa dos pecados do povo Ninivita (Na 3.4).

Naum mostra um retrato daquela sociedade, vemos que seus príncipes eram numerosos e vorazes, seus pastores displicentes (Na 3.17-18), de forma que não havia remédio para o mal ali instalado, Deus sabia que não haveria conversão naquela geração e que a cidade seria de fato destruída (Na 3.19).

De Nínive hoje, só nos resta o que as recentes escavações puderam descobrir. Por muitos anos, muitos pensaram que Nínive não passasse de um “mito bíblico”, mas, por volta de 1840, uma série de escavações culminou na descoberta da perdida Nínive, mostrando assim mais uma vez a veracidade e exatidão das passagens bíblicas.

De volta ao livro de Reis, lemos sobre a morte do grande Rei Ezequias e de como seu filho Manassés se distanciou do senhor. Manassés desfez toda a grande obra espiritual que seu pai havia feito em Israel reconstruindo os altares de sacrifício, construindo postes de adoração e mais uma série de “benfeitorias” pagãs (2Re 21.1-9).

A Bíblia nos relata que as abominações cometidas por Manassés, chegaram a ser piores dos que as cometidas pelos amorreus que habitavam a terra (2Re 21.11). Judá seguia o mesmo caminho da sua irmã exilada Israel, e muito em breve, amargaria o mesmo destino se não se consertasse.

Ps: Mais sobre as primeiras escavações em Nínive em:

https://www.tribunapr.com.br/noticias/mundo/historico-das-primeiras-escavacoes-em-ninive/

Adriel M
Enviado por Adriel M em 29/03/2019
Código do texto: T6610344
Classificação de conteúdo: seguro