Dia 91 Miqueias 1 – 7 . Miqueias - “dissecando-o suavemente”.

Miqueias

28 de Março de 2019

Hoje, e somente hoje, teremos um tempo com o profeta Miqueias, um homem de Deus que profetizou nos dias de Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá (Mq 1.1). Suas profecias não se limitaram, no entanto, apenas a Jerusalém, mas profetizou sobre Samaria e sobre o futuro; falemos então um pouco sobre esse contemporâneo de Isaías.

O livor de Miqueias nos apresenta uma sociedade ímpia, totalmente longe dos caminhos do Senhor, vemos sobre pessoas que vão dormir já planejando o mal (Mq 2.1-2) e sobre falsos profetas que profetizam coisas boas por dinheiro (Mq 3.5)

Nos deteremos nesses profetas que, segundo o texto “[profetizam] paz, quando têm que mastigar, mas apregoam guerra santa contra aqueles que nada lhe metem na boca” (Mq 3.5b). Ainda hoje nós os temos entre nós. É fácil encontrar quem detenha esse “dom”, homens e mulheres que, mediante uma soma de dinheiro, podem nos entregarr as melhores “profecias de deus”. Não pense você que esse tipo de charlatanismo é novo, sempre houve. Estendo aqui para os pastores que pregam o bem mediante o dinheiro, são como aquelas Jukebox, caso não gostes da música que toca, basta inserir dinheiro e selecionar uma mais agradável.

Miqueias ainda nos apresenta a vontade de Deus em congregar em si todos os povos, vimos por esses últimos dias que o plano de Salvação dos gentios não fora um acidente, mas sim algo a muito já planejado. Podemos ler sobre como as nações virão a Deus e como se converterão de seus caminhos (Mq 4.1-3).

Talvez, um dos texto mais conhecidos desse livro seja sua profecia sobre o messias, muito lida no novo testamento (Mq 5.2-5), é aqui que lemos que o Messias viria de Belém, aqui vemos também um dos motivos que levaram o povo Judeu a acreditar que o messias fosse um libertador militar (Mq 5.3).

O livro de Miqueias encerra-se com uma amostra da corrupção de Israel e um aviso sobre o compadecimento do Senhor (Mq 7.19-20), mas, gostaria de encerrar essa pequena resenha com um verso do capítulo sexto, um verso que, creio eu, resuma uma das grandes mensagens de Deus para a humanidade. Penso ser um resumo da Lei:

Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e andes humildemente com o teu Deus? (Mq 6.8)

Adriel M
Enviado por Adriel M em 28/03/2019
Código do texto: T6609563
Classificação de conteúdo: seguro