Dia 82 Isaías 13 – 18 . A Origem do Inimigo – parte I.

19 de Março de 2019

Diabo, Lúcifer, Satanás, Coisa-ruim, e por ai vai, muitos são os nomes usados para referir-se ao inimigo de nossas almas, alguns desses nomes são bíblicos, outros são frutos da cultura popular, hoje comentaremos um pouco sobre sua origem ou ao menos sobre um texto a ele atribuído.

Entendo que existam muitas divergências, mas analisemos o texto de Isaías 14.12-15

“Como caíste desde o céu, ó Lúcifer, filho da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo.” (Versão ACF)

Não há como se discutir que, a uma primeira vista, o texto acima poderia contar a história de Lúcifer, entretanto, alguns cuidados precisam ser tomados antes de uma posição firme. O primeiro deles é o contexto. Ao lermos todo o capítulo, nos deparamos com uma profecia contra a babilônia, seria estranho pensarmos esse verso como algo fora desse escopo.

Por outro lado, temos aqui a presença do nome Lúcifer. Não seria esse o nome original do Diabo? A verdade é que esse nome surge na Vulgata, uma tradução da Bíblia para o Latim, ali, traduz-se o termo hebraico heilel (portador da Luz) dessa forma latina. Mas a pergunta continua, falaria esse texto do Diabo?

A verdade é que muitos acreditam que sim, alegando ser esse um sentindo oculto do texto, outros pensam que não, pois fiam-se mais fortemente no contexto, de qualquer forma, mais tarde voltaremos a esse texto. Recomendo assim que, cada um leia com paciência esse trecho da Bíblia, mas que leia-o com seus próprios olhos, se possível, livre de influencias externas

Adriel M
Enviado por Adriel M em 19/03/2019
Código do texto: T6601739
Classificação de conteúdo: seguro