Dia 79 Oséias 11 – 14 ; 2Reis 18 – 19 . Amor de pai, A Confiança de Ezequias, O anjo do Senhor.

II Reis

16 de Março de 2019

Nos despedimos assim do livro de Oséias, mas não sem antes comentarmos alguns pontos importantes de seu final, dentre eles o amor de Deus para com Israel e seu apelo final ao arrependimento.

Deus fala, através de Oséias, que cuidou de Israel como um filho (Os 11.1-3), lemos sobre como o Senhor o ensinou a andar e como o ama. Podemos perceber um apelo final do Senhor. Deus nunca quis o exílio para Israel, Ele nunca quis castigar o se povo, por isso enviou profetas, por isso essa declaração de amor.

O livro se encerra com uma pelo final direto ao arrependimento (Os 14.9), mas infelizmente veremos que não surtiu efeito, uma vez que logo após, podemos ler sobre a tomada de Israel pelo império Assírio (2Re 18.11)

Voltando para o livro de Reis, lemos hoje sobre a figura de Ezequias, e como ele confiara em Deus (2Re 18.5), em meio a reis que não temiam ao Senhor, Ezequias levanta-se e confia plenamente em Deus, lemos que nunca se levantou um rei que tanto confiasse no Senhor.

Temos a oportunidade de lermos sobre um grande livramento dado a Ezequias por intermédio do Senhor, quando Deus o livra das mãos de Senaqueribe; nessa passagem aparecem mais uma vez uma personagem interessante, O anjo do Senhor.

Sendo responsável pelas morte de cerca de quase 200.000 soldados de Senaqueribe, muito se especula sobre o anjo do Senhor, há quem afirma que ele seja um anjo, como outro qualquer, há aqueles que supõe ser o próprio Deus em uma aparição deuterotestamentária. Não vamos nesse momento emitir parecer, mas, muito em breve retornaremos com uma posição sobre tão singular personagem.

Adriel M
Enviado por Adriel M em 16/03/2019
Código do texto: T6599832
Classificação de conteúdo: seguro