Dia 76 2Reis 15 – 17 ; Os 1 – 4. A queda, Como tratamos Deus?

Oséias

14 de Março de 2019

Como dissemos, Deus espera com paciência até que nos arrependamos e nos voltemos para ele, Israel passou muitas gerações longe do Senhor, reis e mais reis se levantaram e todos o ignoram, profetas foram enviados mas ainda assim Israel não deu ouvidos ao Senhor. Então, após cerca de 257 anos de reinado, o reino de Norte caiu.

Deus enviou o rei da Assíria para conquistar Israel, o povo foi levado como cativo para uma terra distante por conta da multidão dos seus pecados (2Re 17.7-23 ), a Bíblia nos mostra que muitos foram os pecados de Israel, eles deliberadamente se afastaram do Senhor, tornaram-se em alguns casos até piores do que os povos que habitavam aquela terra antes deles; por esse motivo, Deus os entregou ao cativeiro.

Israel nunca mais saiu do cativeiro, o povo misturou-se e perdeu-se em meio a história, por esse motivo os samaritanos não são bem quistos pelos Judeus no Novo testamento, pois se tornaram um povo misturado. Judá, no entanto, ainda permanecerá por alguns anos, mas infalivelmente também irá para o exílio.

Hoje também podemos ler um dos profetas que tentaram alertar o povo do iminente exílio, Oséias. Deus o chama para que alerte o povo de deu comportamento a fim de que se arrepende, mas a história de Oséias tem um diferencial, ele pode sentir na pele um pouco da tristeza divina.

Deus manda que Oséias case-se com uma mulher prostituta, uma mulher que de certo iria traí-lo, mesmo sendo bem tratada e amada pelo profeta, ela iria proceder dessa forma. Deus afirma que é desse modo que o tratamos, é algo semelhante que Deus sente quando o traímos.

A história de Oséias nos faz pensar em como magoamos a Deus, como o ferimos e o entristecemos, muitos de nós não estaríamos dispostos a permanecer em um casamento após uma traição, mesmo os que assim procedem, demoram anos até superar as marcas causadas pela falta do parceiro.

Imaginemos então Deus, que é traído constantemente por nós. Desejo que a historia de Oséias nos ajude a compreender a gravidade do que é o pecado em nossas vidas, que não vivamos como se tudo estivesse bem, quando na verdade tudo anda mal, e muito mal.

Adriel M
Enviado por Adriel M em 14/03/2019
Código do texto: T6597642
Classificação de conteúdo: seguro