Dia 75 2Reis 14.21 – 14.29 ; Jn 1 – 4 ; Am 1 – 3 . Hipocrisia, Amor, Corrupção.

Jonas - Amós

12 de Março de 2019

Hoje seguimos por nossa leitura cronológica, sembre lutando para atravessar a distância geográfica e histórica que nos separa dos acontecimentos que lemos, felizmente (ou infelizmente) a sociedade continua a mesma, e veremos que muito do se se profetizou ainda permanece extremamente atual.

Antes de começarmos a falar sobre Jonas, gostaria de adicionar uma informação que não me recordo de ter comentado; a versão da Bíblia. Procuro sempre ler a Bíblia em versões diferentes, tendo já passeado pela Almeida Revista e Corrigida na Grafia Simplificada, Nova tradução na Linguagem de Hoje, Nova versão Internacional e, para essa leitura em especial, tenho usado a Almeida Revista e Corrigida. Dito isso, sigamos.

Não pretendo aqui resumir a história de Jonas, mas sim comentar alguns pontos que julguei digno de nota para essa ocasião, dentre eles a importância de Nínive para Deus (Jn 3.3). Deus envia Jonas, um profeta que pregava em Israel (2Re 14.25) para pregar em Nínive por ser esta uma cidade importante para Deus. Isso me faz pensar: Por que Nínive importava para Deus?

Acredito que a resposta encontre-se no final do livro de Jonas, Deus simplesmente ama as pessoas. Não é porquê um povo não pertence a Israel, que Deus não o ame. Acredito, opinião minha, que ao longo da história, Deus tenha enviado muitos profetas anônimos para pregar a povos desconhecidos, penso ainda que no porvir, teremos a oportunidade de encontrar muitos representantes de povos bíblicos que sempre foram considerados vilões, como filisteus e amalequitas.

Jonas, no entanto, não compreendia esse amor de Deus e se magoa com a decisão divina de perdoar os habitantes de Nínive (embora ele mesmo já tivesse experimentado o perdão de Deus em sua vida), sua revolta contra Deus chega ao ponto de o deixar sem resposta (Jn 4.4-5). Mas Deus, em sua paciência, busca meios para ensinar a Jonas sobre seu amor.

O livro de Jonas encerra-se com um final de suspense, ele não explica qual a posição final de Jonas ante a Deus. Haveria Jonas deixado sua hipocrisia de lado e compreendido o amor de Deus, ou teria ele retornado para Israel e terminado os seus dias em meio a mágoas? O que o leitor faria?

Em Amós, lemos a história de um pastor que é chamado para profetizar (Am 1.1) sobre várias nações e sobre Israel. É curioso saber que Deus levantou profetas de todos os tipos, enquanto temos homens letrados e de famílias nobres como Jeremias e Isaías, temos também pastores humildes como Amós.

Em sua profecia sobre Israel, podemos ver que Amós nos apresenta um povo muito semelhante ao Brasil, basta lermos Amós 3.1-16 para verificarmos a corrupção dos magistrados, a deturpação do sexo, e os crimes sem punição; infelizmente o ser humano continua o mesmo, sempre esforçando-se para afastar-se o máximo possível de Deus.

Deus no entanto sempre busca um relacionamento com o homem, podemos inclusive ler que Ele avisa seus profetas de suas ações (Am 3.7), isso sem dúvida é uma demonstração de amor e preocupação com o destino da humanidade.

Os escritos proféticos do Antigo Testamento, tanto os profetas maiores como menores, são de suma importância para os dias de hoje, neles encontramos um espelho de nossa sociedade e podemos compreender mais como Deus pensa acerca da nossa atual situação, espero que o leitor não ignore os profetas menores, como é de costume de alguns, se possível, dedique um tempo ao estude da vida desses homens, por certo será muito útil para o enlevo espiritual.

Adriel M
Enviado por Adriel M em 12/03/2019
Código do texto: T6595992
Classificação de conteúdo: seguro