Dia 73 2Reis 4 – 10. Os Sinais de Eliseu, Jeú – O rei “menos pior”.

10 de Março de 2019

Para esse domingo gostaria de falar sobre os Milagres, ou Sinais. Lendo o livro de 2º Reis, vemos do capítulo 4º ao 7º uma coletânea de vários sinais operados pelo profeta Eliseu; muitas vezes temos a tendencia de pensar que a bíblia está repleta de milagres o maravilhas de gêneses a apocalipse, no entanto, um olhar mais atencioso nos mostra que tala firmação não reflete de forma perfeita a verdade.

Cada dia novo é um verdadeiro milagre, cada cura ou livramento do céu é a ação de Deus, de fato, a Bíblia está repleta destes, mas, refiro-me aos “grandes” milagres, aqueles notórios. Eles começam em Moisés, antes disso não temos grandes relatos desse tipo de anteconhecimentos. Depois eles param, só retornando com Elias e Eliseu.

Deus usa os milagres como forma de testificar que Ele é Deus, em Moisés, o povo precisava conhecer o poder de Deus, em Elias, o povo estava a gerações longe de Deus e adorava a Baal. Mais tarde os milagres retornam com força total em Jesus e seus apóstolos, afim de demonstrar que o Reino de Deus é chegado na terra.

Falemos agora de Jeú, um homem que foi ungido rei sobre Israel, alguém que foi escolhido por Deus para estar a frente de seu povo. Jeú começou bem o seu reinado, ele empregou esforços em uma caça a Baal e seus seguidores, exterminado assim todos os seus sacerdotes; de igual modo, Jeú aniquilou com a casa de Acabe e Jezabel.

Deus se alegrou com o zelo de Jeú, entretanto, após um início de reinado em excelência, Jeú desviou-se dos caminhos de Senhor. Por conta de seu inicio primoroso, Deus concedeu a Jeú que 4 gerações suas se assentassem no trono, mas a verdade é que, sendo Jeú um homem segundo o coração de Deus, essas 4 gerações se multiplicariam sobremaneira.

Em Israel, todos os reis que subiram ao trono acabaram por se desviar, uns foram bem incisivos em seu pecado, outros foram mais suaves, arrisco dizer que Jeú tenha sido o rei “menos pior” que se levantou sobre Israel. Talvez, agindo ele diferente, a história de Israel fosse outra.

Adriel M
Enviado por Adriel M em 11/03/2019
Código do texto: T6595222
Classificação de conteúdo: seguro