Dia 72 1Reis 20 – 22 ; 2Reis 1 – 3. Acabe, Elias, Reencarnando.

II Reis

09 de Março de 2019

Acredito que essa seja a sexta vez que leio a Bíblia, em todas elas tive dificuldades e provações, mas sem dúvida essa tem sido uma das vezes mais desafiantes. Ha alguns dais em que não tenho o menor ânimo pra ler ou para escrever sobre o que li, em geral esse tipo de situação é fruto do cansaço do dia a dia e da rotina corrida, mas, continuemos nos esforçando em Cristo, e sigamos para o dia 72 de nosso propósito.

Hoje pudemos ver algo interessante, Deus auxilia Acabe, mesmo esse sendo um rei mal (1Re 20). A fim de demonstrar para Israel que Ele era o verdadeiro Deus, o Senhor dá livramento a Acabe e o auxilia na guerra. Deus tem sempre procurado se aproximar dos homens e dar provas de si. Talvez essa atitude tenha sido responsável pelo arrependimento de Acabe que vemos mais a frente (1Re 21.19)

Acabe foi um dos piores reis que Israel viu, e sua mulher ainda o incentivava a ser pior, no entanto, ao receber uma profecia negativa da parte do profeta Elias, Acabe se quebranta diante de Deus, e esse sustém sua mão para não o ferir.

Como Deus é longânimo em perdoar, como ele é misericordioso! Mesmo tendo proferido sal sentença, a adiou por amor a Acabe. De fato, um coração quebrantado é tudo o que Deus espera dos homens.

Gostaria de citar um detalhe importante no futuro, as roupas de Elias. Elias vestia-se do mesmo modo que João Batista viria a se vestir (1Re 1.8), isso pode servir para que muitos afirmem que um é a reencarnação do outro. De fato, o próprio Jesus em dado momento se refere a João Batista como “o Elias” que precederia a sua vinda.

Não podemos no entanto ligar esses fatos a uma reencarnação, por dois motivos práticos; o primeiro é a contradição com todos os demais textos bíblicos que afirmam que após a morte segue-se o juízo, e talvez um dos argumentos mais fortes: Elias não desencarnou.

Elias é levado em vida ao céu (2Re 2.1-17), Deus o levou para a glória sem que ele experimentasse a morte, como poderia Elias reencarnar sem primeiro desencarnar? Poderia sua alma estar presente em dois corpos? Teria ele morrido no céu? Não podemos aceitar que a morte pudesse entrar em um local de Santidade como o céu.

Essa não é uma defesa teológica contra a reencarnação, nem tampouco a afirmamos aqui, apenas afirmo que, nesse caso em particular não se pode tratar de reencarnação. M oportunidades futuras debateremos esse assunto.

Adriel M
Enviado por Adriel M em 09/03/2019
Código do texto: T6593900
Classificação de conteúdo: seguro