Dia 71 1Reis 14 – 19 . Os reis de Israel, Jezabel.
08 de Março de 2019
Nesse dia internacional da mulher, nada melhor do que citarmos uma mulher, infelizmente, a personagem que nos cabe hoje é Jezabel, um exemplo de mulher com más intenções e que levou Israel cada vez mais para distante do Senhor. Entretanto, ela não nos será o foco hoje.
Lemos sobre os reis, e sobre como eles se sucedem ao passar do tempo, infelizmente para Israel, todos os que se assentaram sobre o trono era maus e não temeram a Deus. Não houve sequer um único rei sobre Israel que honrasse a Deus, diferente porém de Judá, que entre as dificuldades ainda teve bons reis.
É no mínimo curioso estudar os reis de Israel, alguns receberam trono direto de indicações de profeta, o próprio Deus os levou ao trono, mas ainda assim se desviavam a seguir outros deuses.
A verdade é que ainda hoje somos assim, recebemos tudo de Deus, mas volta e meia preferimos usar os nossos próprio métodos, buscamos nossa própria maneira de resolver nossos problemas, agrade ela a Deus ou não.
Um dos reis de Israel que se destacou pela sua impiedade foi Acabe; ele casou-se com Jezabel e ambos reinaram em Israel e fizeram todo o possível para acabar com os servos e profetas de Deus.
Vale ressaltar que Jezabel tornou-se um símbolo de mulher promíscua em nossa cultura, mas acredito que tal símbolo se deva a outra Jezabel, uma citada nas cartas do apóstolo João às igrejas da Ásia.