Dia 70 1Reis 8 – 13 . Da grandeza à ruína, O profeta e o Leão.

Dia 70 1Reis 8 – 13 . Da grandeza à ruína, O profeta e o Leão.

07 de Março de 2019

Hoje lemos sobre a grandeza só reinado de Salomão, pudemos ver que em seu tempo a prata era desvalorizada pela abundância de ouro em seu palácio e em Jerusalém. Sua riqueza e sua sabedoria excederam a de todos os reis da terra e, é ceto afirmar, que Israel nunca vivera tempos de tanta prosperidade e paz quanto na época de Salomão, mas, infelizmente ao envelhecer, Salomão acabou por se desviar dos caminhos do Senhor e isso lhe trouxe sérios problemas.

Por se casar com mulheres estrangeiras que adoravam a outros deuses, Salomão acabou cedendo aos desejos delas e passou a oferecer sacrifícios a outros deuses. Deus então levanta alguns inimigos contra Israel e avisa a Salomão que o reino será tirado da mão de seu filho, no entanto, uma tribo permanecerá com ele, a fim de que sempre haja um descendente de Davi como rei.

Israel então é dividida, mas o novo rei também não serve ao Senhor como deveria, no entanto, não vou me atentar nessa história, mas sim em um fato que creio ter muito significado nos dias de hoje, a história do “profeta e do leão”.

Está registrada no capítulo 13 de 1º Reis, Deus envia um profeta a Israel com uma mensagem e uma regra, não deveria comer e nem beber nada enquanto estivesse peregrinando por aquela terra, em um primeiro momento o profeta se mostra obediente as ordens do Senhor, mas, ao retomar seu caminho a fim de voltar para casa, o profeta é abordado por um outro profeta que o convence a voltar e comer e beber em sua casa, pois, segundo o outro profeta “um anjo do senhor o apareceu e lhe deu essa nova ordem”. Nosso amigo profeta acredita e, desviando-se do que o Senhor lhe havia dito, resolver ir comer na casa do outro profeta.

O fato é que o outro profeta mentiu, apenas para ter a oportunidade de comer e conversar com o profeta de Deus. Em resumo, ao retomar o seu caminho, o profeta é abordado por um leão que o mata. É curioso ver que o outro profeta encontra o corpo morto do profeta ao lado de leão e de seu jumento. O leão não matou o jumento e nem comeu o profeta, apenas o matou. Cheio de culpa pela morto do amigo, o outro profeta o sepulta e da ordem aos seus filhos que, em ocasião da sua morte, o sepultem junto com seu amigo.

Esse relato bíblico nos ajuda a compreender que o que Deus fala com cada um de nos é nosso, não devemos dar ouvidos a tudo o que terceiros nos dizem em nome de Deus. Se o Senhor nos deu uma orientação, é ele quem deve revoga lá, e não os profetas por ai. Não digo com isso que não existam profecias, mas sim que devemos buscar em Deus a confirmação das suas palavras, não queira cruzar com leões por ai.

Adriel M
Enviado por Adriel M em 07/03/2019
Código do texto: T6591643
Classificação de conteúdo: seguro