Dia 68 Eclesiastes 10 – 12 ; Cânticos 1 – 4 . Alegra-te jovem, Uma temática nova .

Cânticos dos Cânticos

05 de Março de 2019

Eclesiastes chega ao fim, e iniciamos outro livro de Salomão; enquanto em seu antecessor temos uma visão pessimista (mas realista) da vida, em Cantares a temática é outra, o livro fala do amor entre um casal, de seus momentos juntos a até de suas intimidades.

Um dos conselhos finais de Eclesiastes é voltado ao jovem, Salomão recomenda que aproveitem bem a vida, que vivam como sentirem vontade, como bem entenderem. É difícil imaginar tal conselho na Bíblia, mas a verdade é que ele está la, mas, com uma ressalva deixada pelo próprio Salomão; “Saiba que de toda as coias prestarás contas a Deus”(Ec 11.9).

A coisa muda um pouco de figura quando abemos que teremos que prestar contas a alguém, de repente não nos sentimos tão livres para viver a vida como bem entendermos. Esse conselho final de Salomão, coaduna com a parte final do seu livro, um momento onde ele reúne e resumo tudo o que já havia dito em apensa um verso (Ec 12.13-14), acho prudente encerrar meu comentário sobre Eclesiastes com o mesmo conselho que seu autor.

“De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.”

Entramos então em Cantares de Salomão, uma obra que por muito tempo fez com que alguns leitores torcesse o nariz, o livro fala sobre o amor entre um homem e uma mulher e por isso tem gerado muita confusão ao longo dos tempos.

Alguns têm dificuldade em entender um livro bíblico que fale sobre amor e sobre sexo, um livro sem profecias, ou sem história de reis e maldições. Muitos já tentaram buscar um sentido alegórico para o livro de Cantares, mas a verdade é que, se nos detivermos ao que está escrito, veremos um livro, como já dito, sobre amor.

Já vimos inúmeras vezes como Deus se preocupa com o casamento, não deveríamos portanto nos espantar de encontrar um livro dedicado ao amor conjugal. O livro é escrito em forma de uma peça, onde dois personagens, o noivo e a noiva, se intercalam em suas cenas e seus dizeres amorosos.

É sem dúvida, um livro que merece um estudo com calma, por ser rico em figuras de linguagem, muitas vezes precisamos de uma leitura mais atenta a fim de percebermos determinadas sutilezas do texto.

Adriel M
Enviado por Adriel M em 05/03/2019
Código do texto: T6590020
Classificação de conteúdo: seguro