Dia 65 Provérbios 22 – 28. Ser rico, Beber vinho, Jogo de palavras?, Elogios.

2 de Março de 2019

A própria Bíblia nos informa que Salomão produziu muitos provérbios, de certo nem todos eles figuram na Bíblia, muitos dos seus escritos se perderam com o tempo, podemos ler isso quando vemos que parte de seu livro fora recuperada na época do rei Ezequias (Pv 25.1), de qualquer forma, ainda nos restam muitos provérbios, e hoje pretendemos abordar mais alguns.

Nossa leitura de hoje começa com um “desincentivo” à riqueza (Pv 23.4), na verdade não chega ser uma apologia à pobreza, mas sim um conselho sobre o quanto devemos nos esforçar. Vale a pena perder nossa saúde e nossa paz em troca de obter-se riquezas? Precisamos ponderar até que ponto de esforço devemos ir a fim de alcançar nossos objetivos, do contrário podemos entrar por uma compulsão e terminarmos em um estado pior do que o inicial.

Temos também um aviso aos perigos do vinho (Pv 23.31) e da embriagues. É sempre válido lembrar que a Bíblia não proíbe o consumo de bebidas alcoólicas, mas condena a embriagues, uma vez que ela faz com que ajamos de forma desordenada. Salomão, no entanto, recomenda que fujamos do vinho, uma vez que beber é estar a um paço de embebedar-se.

Preciso de uma pesquisa melhor sobre os versos 4 e 5 do capítulo 26 de Provérbios. Acredito que ali haja um jogo de palavras interessante; em dado momento o autos nos aconselha de ma forma e no verso seguinte ele nos aconselha completamente ao contrário. Não há duvidas que é um contraste proposital, gostaria no entanto de me atentar mais a esse texto.

Finalmente, lemos sobre como os louvores provam o coração (Pv 27.21). O texto do provérbio é bem interessante, ele nos diz que são os elogios que provam a qualidade do caráter do homem. Devemos sempre nos atentar para esse poto, em muitos casos os elogios nos sobem a cabeça e tornamo-nos soberbos e autoconfiantes. Fica aqui, no entanto, o conselho do sábio Salomão

Adriel M
Enviado por Adriel M em 02/03/2019
Código do texto: T6587777
Classificação de conteúdo: seguro