Dia 64 Provérbios 15 – 21. Palavra branda, Coração alegre, Caminhos, Autocontrole, Presentes, Mulheres, Antes só.

Março – 2019

1 de Março de 2019

Mais um mês iniciamos hoje, dia primeiro de março, já vencemos dois meses do nosso projeto e se Deus quiser conseguiremos desbravar esse terceiro. Para hoje temos uma seleção de diversos provérbios interessantes e variados para comentar, vamos a eles!

Muitas vezes não sabemos o que dizer, procuramos as melhores palavras em uma situação difícil, a verdade é que a maneira como se diz algo faz toda a diferença (Pv 15.1). A palavra, falada ou escrita, tem o poder de exaltar ou abater os ânimos, se tivermos sabedoria, podemos evitar muitas indisposições ao usar as palavras brandas, conforme nesse provérbio supracitado.

Salomão nos diz que um coração feliz é capaz de trazer beleza ao rosto (Pv 15.13), isso pode-se ver facilmente ainda nos dias de hoje. Existem muitas pessoas amarguradas de alma, que carregam na face a sua expressão de dor. Ter um coração alegre nos faz sermos mais radiantes, é de fato possível, para os mais atentos. ver no olhar de uma pessoa o reflexo do seu coração.

Ao logo da vida tomamos muitas decisões, são escolhas e mais escolhas que nos levam aos mais variados destinos. A Bíblia nos alerta quanto a isso, uma vez que alguns caminhos parecem bons, mas acabam por ser caminhos de morte (Pv 16.25). Como então saber qual caminho trilhar? Basta que consultemos Aquele que conhece todo os caminhos, precisamos buscar a Deus e o reconhecer como supremo guia. Só assim podemos andar de forma confiante, sabendo que ele não deixará vacilar nossos passos.

Grandes soldados sempre existiram, homens e mulheres capazes de dominar uma cidade, mas dominar a si próprio, isso sim é desafio (Pv 16.32). O autocontrole sempre foi um obstáculo para o ser humano, em muitos casos sucumbimos aos nossos instintos e as nossas vontades, precisamos aprender a dominarmos a nós mesmo, por mais difícil que seja. Vale ressaltar que o Domínio próprio é listado por Paulo como uma das partes do Fruto do Espírito. Mais a frente tornaremos a esse assunto.

Quem não gosta de ganhar um presente? Presentes são sempre bem vindos (Pv 17.8), por isso, nunca perca a oportunidade de presentear uma pessoa; seja em uma data especial, ou simplesmente por lembrar dela, desenvolva o hábito de presentear. Presentes são ferramentas maravilhosas para construir pontes entre corações. Em uma sociedade cada vez mais egoísta, os presentes sinceros têm se tornado muito mais valiosos, por mais simples que sejam.

Encerramos hoje comentando sobre as mulheres. Se em um momento, uma boa esposa é considerada um presente de Deus (Pv 19.14), em outro, é melhor morar sozinho do que mal acompanhado (Pv 21.19). De fato, casamentos sempre foram complicados, eles podem ser algo maravilhoso ou simplesmente detestáveis, por isso é preciso escolher com sabedoria o alvo de nossa propostas nupciais.

Não é a primeira vez que lemos algo sobre o assunto, fia evidente que o casamento é uma temática fundamental para Deus. É uma verdadeira lástima ver que nos dias atuais não se tem dado o devido valor ao casamento.

Adriel M
Enviado por Adriel M em 01/03/2019
Código do texto: T6587311
Classificação de conteúdo: seguro