Dia 62 – I Reis 1 – 4; Provérbios 1 – 7. O Mimado, Lista Negra, Amor de mãe, Coluna de Sabedoria, Os Sete.

I Reis & Provérbios

27 de Fevereiro de 2019

Entramos agora em uma nova fase de nossa leitura, muito provavelmente, a partir desse momento nós alternaremos bastante o livro bíblico alvo de nossas leituras, isso porque pretendemos fazer uma leitura em ordem cronológica e, desse ponto em diante, a cronologia bíblia torna-se salteada entre reis, profetas e alguns livros de sabedoria. Hoje iniciamos com Salomão e seus escritos.

Gostaria de ressaltar alguns pontos que me chamaram atenção nesse nosso encontro de hoje, o primeiro deles é o filho mimado de Davi, Adonias. Adonias tenta dar um golpe e assumir o reino no lugar de Salomão, golpe esse que é infrutífero, mas o ponto q que quero me deter é a citação bíblica em 1Re 1.6 que afirma que Davi nunca o havia contrariado.

Imaginemos uma criança que nunca é contrariada, que tipo de adulto ela se tornaria? Para piorar a situação, essa criança é filha do rei, ou seja, sempre teve tudo ao seu alcance e ninguém a poderia contrarias. Esse era, sem dúvidas, Adonias, o quase futuro rei de Israel.

Então Salomão assume o trono e recebe de seu pai uma lista negra. Davi passa a Salomão uma relação de nomes de pessoas que seriam perigosas ao seu trono, pessoas que no passado agiram de forma maligna para com Davi, e o aconselha a agir contra elas. Salomão então, em um dos seus primeiros movimentos como rei, dá cabo da vida dessas pessoas.

Fico as vezes pensando nas dificuldades que a liderança traz, muitas vezes precisamos tomar atitudes que não gostaríamos, mas que são necessárias. O corte de pessoal, às vezes, se faz necessário, mesmo que doloroso. Esclareço aqui que devemos guardar as devidas relações de tempo e espaço e não confundir uma justa causa do Século XXI com uma degola do Século X a.C.

Salomão pede então sabedoria a Deus, e esse a o entrega em abundância. Sem dúvida uma das mais famosas demonstrações de sal sabedoria está no caso das prostitutas que brigavam pela guarda de uma criança (1Re 3). Em uma época quem que se desconhecia exames de DNA e sequer a tipagem sanguínea era conhecida, Salomão trabalha com o Amor, uma marca indelével de uma verdadeira mãe.

Salomão foi um homem muito sábio e nos deixou alguns livros de sabedoria, teremos a oportunidade de estudar alguns deles, e por isso passemos então para o Livro de Provérbios. Gostaria de poder comentar ponto a ponto desse livro, Provérbios é sem dúvidas o livro que mais li em toda a Bíblia e recomendo a leitura a todos aqueles que desejarem ter “bom siso”.

Começaremos com um aviso que se repete em todo o livro, o cuidado que devemos ter com a mulher estranha, ou a estrangeria, ou seja, aquela que vem de fora de Israel. (Pv 2.16) É bem provável que Salomão tenha escrito isso em sua velhice, depois de ver o quanto suas esposas o distanciaram de Deus. Até aqui já vimos vários exemplos de como Deus se preocupa com o casamento, mais a frente veremos Paulo falar claramente sobre o Julgo desigual; entretanto, ainda hoje vemos muitas pessoas ainda caírem nesse erro sob o pretexto de “o que importa é o amor”.

Outro ponto muito útil desse livro é o reconhecimento de Deus como coluna de saberia em quem devemos nos sustentar (PV 3.5-7). Não devemos ser sábios aos nossos próprios olhos, antes precisamos depender de Deus e confiar nele. Salomão tinha isso em mente e nos aconselha a reconhecermos Deus em todos os nossos caminhos.

Encerro por hoje com as “6 coisas que aborrecem a Deus”. Salomão nos informa que existem 6 coisas que aborrecem ao Senhor, mas que existe uma 7ª que Ele Abomina (Pv 6.16-19). Deixa-nos então uma curiosidade de saber qual seria essa coisa abominável diante de Deus; segue então a revelação das 6 coisas que o desagradam, são elas: Olhar orgulhoso, língua mentirosa, mãos que matam inocentes, mente que faz planos malignos, pés que vão fazer o mal, a testemunha falsa. Essas seis coisas aborrecem a Deus, mas a que Ele de fato abomina é “O que semeia contenda entre irmãos”

O fofoqueiro que procura distribuir brigas entre as pessoas, aquele indivíduo que trabalha com intrigas a fim de fazer com que desentendimentos surjam; Deus abomina esse tipo de coisa. Se você já andou desse modo ou se ainda age assim, fica o conselho: arrependa-se e mude seu estilo de vida.

Adriel M
Enviado por Adriel M em 27/02/2019
Código do texto: T6585604
Classificação de conteúdo: seguro