Dia 57 – Samos 85 – 96. Contando os dias, Um pedido de socorro.
22 de Fevereiro de 2019
Hoje passamos da marca de 60% do livro de Salmos, embora a cada dia só possamos comentar um ou outro verso, o livro de Salmos é sem dúvida uma coletânea de sentimentos de valor inestimável, acredito que se poderia construir um diário de leitura semelhante a esse comentando cada um dos 150 Salmos. Hoje veremos mais alguns.
O Salmo 90 me chama atenção em alguns pontos, ele mostra como a vida humana é fugaz; o Salmista apresenta a expectativa de vida do homem como breve e conclui pedindo a Deus que o ensine a contar seus dias a fim de alcançar um coração sábio (Sl 90. 10-12).
Acredito que nunca em nossa história tememos tão pouco a morte, hoje nossa expectativa de vida tem crescido, temos antibiótico, medicamentos, procedimentos e toda uma gama de recursos para prolongar a vida humana; alguns, mais ousados, pagam fortunas para terem seus corpos preservados com criogenia a fim de serem ressuscitado em um futuro em que a tecnologia permita. Não tememos mais a morte, não até nos encontrarmos com ela.
Precisamo aprender a contar nossos dias, temos que ter a noção do quão bom Deus tem sido nos dando todos esses anos, e a ciência que tudo isso passará, nossa força não durará para sempre, nosso vigor perecerá e cedo ou tarde seremos recolhidos à sepultura. Encerro aqui com as palavras do salmista: “Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios.” (Sl 90.12)
Lemos hoje também, um pedido de socorro, um clamor pela justiça divina contra o florescimento dos ímpios. Em todo o Salmo 94, podemos ver uma angustia do autor que enxerga a maldade correndo de forma desenfreada pelo mundo, seu pedido é que Deus intervenha e restaure a paz.
Ainda hoje esse clamor parece estar e dia, quando olhamos para a nossa sociedade nos sentimos perplexos em ver tanta maldade, às vezes, surge a pergunta: Até quando Senhor? Acredito que Deus tenha sido longânimo com essas pessoas, dando tempo para que se arrependam e tornem ao seu caminho. Independente disso sabemos que cedo ou tarde o julgamento do Senhor virá, e isso nos trás uma outra pergunta: Estamos preparados?