Dia 50 – Samos 1 – 12. O Justo & o ímpio, Quem é o homem?, A falsidade do homem.

Salmos

15 de Fevereiro de 2019

Estamos agora a navegar no livro dos Salmos; esse livro é, na verdade, uma coletânea de hinos composta por Davi na sua maioria, mas também encontramos Salmos de outros homens, como o próprio Moisés. Não pretendo aqui comentar todos os Salmos lidos, mas, se Deus assim o permitir, gostaria de compartilhar algumas impressões sobre alguns versos que me chamaram particular atenção.

O Salmo primeiro fala sobre os Justos e os Ímpios, ele nos alerta da importância que é os Justos não se “assentarem na roda dos escarnecedores”, isto é, não compactuarem com as obras más.

Enquanto o ímpio é comparado a “moinha que o vento espalha”, o justo é comparado a uma árvore plantada junto a fontes de águas, uma árvore que frutifica sempre na época certa. É interessante notar que tal árvore não frutifica sempre, mas na estação própria.

Não podemos pensar que a vida do justo é uma vida plena, no sentido de ausência de lutas, toda árvore tem suas dificuldade e as tempestades para lutar; entretanto, a árvore dos justos segue um tempo certo, ela frutifica na hora certa e floresce na época apropriada.

No salmo oitavo, Davi olha olha para os céus, contempla a imensidão das estrelas e dos planetas, é provável que em uma noite bem estrelada ele tenha se perdido na infinitude do espaço; ante essa contemplação magnífica ele se questiona: Quem é o homem para que Deus se lembre dele?

Ao olharmos a criação de Deus temos três escolhas; podemos levantar os olhos e olhar o mundo Macro, veríamos então os planetas e as galáxias em seu baile constante; podemos, no entanto, abaixar os olhos e olhar o mundo micro, lá encontraremos toda uma diversidade de seres vivos, plantas, fungos e etc, todos vivendo e se reproduzindo aos milhares em uma única gotinha de água. Por fim, podemos olhar para os lados e contemplar o mundo dos homens, com toda sorte de animais e plantas do cotidiano.

Ante a toda essa criação profícua, a questão de Davi se torna pertinente. Deus nos ama por nos amar, de fato ele não precisava criar o homem, e o homem precisa entender que é muito pequeno no universo. Ainda assim, Ele nos ama e está disposto a nos fazer seus filhos.

Encerro aqui no décimo segundo Salmo, onde Davi afirma que o mundo está repleto de homens falsos e os bons homens são poucos. Se Davi tinha essa perspectiva a 3000 anos atrás, como não se sentiria nos dias de hoje?

De fato as coisas andam de mal a pior e os homens tem se esquecido de Deus, mas não podemos nos abater por isso, precisamos lembrar que ele nos ama e florescermos como uma árvore frutífera em meio a tanta corrupção e maldade.

Adriel M
Enviado por Adriel M em 15/02/2019
Código do texto: T6575459
Classificação de conteúdo: seguro